Foi lançada, nesta sexta-feira (30), em Sorocaba, a Primeira Ferramenta Virtual contra Infrações de Trânsito, com o objetivo de educar os motoristas.
O secretário de Mobilidade e Acessibilidade, Luiz Alberto Fioravante enfatizou que o objetivo principal é educar a população, possibilitando que os próprios cidadãos participem e colaborem para um trânsito mais seguro. “Queremos coibir infrações, mesmo que pequenas, pois elas podem causar grandes transtornos como acidentes e até mortes no trânsito.” enfatiza.
Funciona assim: qualquer cidadão poderá enviar vídeos ou fotos pelo whatsapp do trânsito, (15) 99183 0037, para CCO – Centro de Controle Operacional da Urbes. A denúncia pode ser através de foto, vídeo, áudio ou texto informando o ato de infração. Os agentes de trânsito do CCO verificarão pelas câmeras de videomonitoramento ou enviando um agente de trânsito ao local se a denúncia procede. Caso seja constatado a irregularidade, o infrator poderá ser autuado pelo agente de trânsito. É importante que seja comunicado data, hora e local.
Os agentes de trânsito que trabalham no CCO da Urbes são treinados e habilitados para entrar em contato com as equipes que estão nas ruas ou outro órgão como Guarda Civil Municipal, Polícia Militar ou bombeiros, fornecendo detalhes e apoio nas ocorrências de trânsito para que o problema seja solucionado o quanto antes.
A iniciativa foi ideia do Juiz de Direito da 1a Vara Criminal de Sorocaba, Dr. Jayme Walmer de Freitas, que solicitou o apoio da Prefeitura e da Polícia Militar, que prontamente atenderam. “A grande ideia é que através de um número de whatsapp, o cidadão de Sorocaba quando vir uma infração de trânsito, possa tirar uma foto ou mandar uma mensagem, em voz para que o agente de trânsito envie um agente ao local. Essa ação deve ser desencadeada a partir do contato do cidadão.” destaca.
O secretário de Segurança e Defesa Civil, Jeferson Gonzaga, enfatizou a importância desta sinergia, dessa política pública do governo com o poder judiciário e a população. “É muito satisfatório ver o poder judiciário e o poder executivo trabalharem juntos, podemos conferir o fruto do que a nossa Constituição conceitua, que seja justa e igualitária, baseada no desenvolvimento da população.” completa.
É importante enfatizar que o cidadão fará apenas a denúncia, cabendo ao agente de trânsito autuar, caso seja constatado a infração.