22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Votos antecipados chegam a 80 milhões na eleição presidencial dos EUA

Arquivo
Postado em: 29/10/2020

Compartilhe esta notícia:

Folhapress

A data oficial da eleição presidencial dos Estados Unidos é dia 3 de novembro, mas, até esta quinta-feira (29), 80 milhões de votos já haviam sido computados de forma antecipada -um novo recorde.

O número de votos antecipados já ultrapassou, inclusive, metade do total dos votos registrados no pleito de 2016 entre Hillary Clinton e Donald Trump.

Como no país o voto não é obrigatório, convencer as pessoas a sair de casa e participar das eleições é um dos desafios dos candidatos e tema que está especialmente presente na corrida deste ano.

De acordo com o site US Election Project, que acompanha e compila dados sobre as eleições, até esta quinta haviam sido registrados 80.061.661 votos, tanto enviados por correio quanto depositados em urnas presenciais.

A cinco dias das eleições, o democrata Joe Biden tem 12 pontos de vantagem sobre Trump segundo uma pesquisa de intenções de voto feita pelo instituto SRSS a pedido da emissora americana CNN.

De acordo com a sondagem, 54% dos entrevistados afirmam que votarão em Biden, enquanto 42% dizem que Trump será sua escolha. Embora a eleição seja decidida pelo sistema indireto que contabiliza os votos dos candidatos a cada estado, os dados históricos do SRSS apontam que esta é a maior vantagem em âmbito nacional registrada por um candidato na reta final da campanha em mais de 20 anos.

A pesquisa também afirma que 64% daqueles que votaram antecipadamente escolheram o democrata.

Nesta quarta (28), entidades que estimulam a participação dos americanos no processo eleitoral pediram que as pessoas parassem de mandar seus votos por carta, já que os correios estão sobrecarregados, e é possível que nem tudo chegue a tempo para a contagem.

A Suprema Corte, por outro lado, já decidiu que pelo menos na Pensilvânia e na Carolina do Norte serão aceitas cédulas por correio que cheguem dias depois da eleição -respectivamente, até dia 6 e 12 de novembro.

A decisão favorece, em tese, Joe Biden. De acordo com a média das pesquisas eleitorais compiladas pelo site especializado FiveThirtyEight, Biden lidera na Pensilvânia, com 50,1% das intenções de voto contra 44,8% a favor de Trump. Na Carolina do Norte, a disputa é mais apertada, mas o democrata permanece na frente, com 49,1% contra 46,9% para o republicano.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Cai reprovação à gestão de Bolsonaro contra Covid, diz Datafolha

Aras pede que colunista da Folha seja condenado por chamá-lo de Poste Geral da República

CIEE prevê abertura de 61 mil vagas de estágios até janeiro de 2023

Com Moro, indústria articula reduzir número de sindicatos

Plataforma online mapeia obras paradas em estados e municípios

Em nova ação, GCM e PM impedem mais dois pancadões em Sorocaba