25 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Aras pede que colunista da Folha seja condenado por chamá-lo de Poste Geral da República

Foto: Agência Brasil
Postado em: 21/05/2021

Compartilhe esta notícia:

Matheus Teixeira, FOLHAPRESS


O procurador-geral da República, Augusto Aras, apresentou uma queixa-crime à Justiça contra Conrado Hübner Mendes, professor da USP e colunista do jornal Folha de S.Paulo.


No último fim de semana, Aras já havia entrado com representação contra Mendes no Conselho de Ética da instituição de ensino em que o professor dá aula.


Agora, o procurador-geral pede que Mendes seja condenado porque teria cometido crimes de calúnia, injúria e difamação. O processo tramita na 12ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal de Brasília.


Na petição, o procurador-geral cita publicações de Mendes nas redes sociais e coluna dele publicada na Folha de S.Paulo intitulada "Aras é a antessala de Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional".


"Aras não economiza no engavetamento de investigações criminais: contra Damares por agressão a governadores; contra Heleno por ameaça ao STF; contra Zambelli por tráfico de influência; contra Eduardo Bolsonaro por subversão da ordem política ao sugerir golpe", diz o texto assinado pelo colunista.


Nas postagens publicadas nas redes, o professor chama Aras de "Poste Geral da República" e "servo do presidente". Além disso, afirma que ele é o "grande fiador" da crise vivida no Brasil devido à pandemia da Covid-19.


"Augusto Aras é um inovador institucional. O MS [ministro da Saúde] comete crimes comuns e de responsabilidade que causam tragédia em Manaus e no resto do país. Tudo bem documentado e televisionado. Aras, em vez de investigar o infrator, manda o infrator investigar a si mesmo."


O procurador-geral, por sua vez, afirma que Mendes mentiu e tem de ser punido. "Observa-se o nítido propósito de caluniar, injuriar e difamar o querelante imputando-lhe atos e posturas inverídicos e ultrajantes, de sorte a menoscabar sua honra e imagem e atingir a própria noção de independência do cargo de Procurador-Geral da República", afirma.


Aras diz que tem uma trajetória a honrar, que passou por todos os cargos da carreira do Ministério Público Federal e cita o fato de ser filho de uma servidora pública e de um ex-deputado, além de ser casado com uma subprocuradora-geral da República.


Diz também que desde que assumiu a chefia da instituição tem atuado "em respeito à sua biografia e às relevantes atribuições que a Constituição e as leis atribuem ao PGR".


Ele também diz que tem recebido "com naturalidade eventuais críticas", mas diz que não é o caso de Mendes.


"E conquanto o agente público seja obrigado a conviver –e até mesmo a tolerar em maior demasia que o particular– com a crítica, mesmo que ácida, da imprensa e dos cidadãos em geral, ninguém está obrigado a admitir ser vítima impotente de injúria, calúnia e difamação, pois nesse ponto divisor a liberdade de informar se converte em abuso e o abuso não é direito, é ilícito."


Segundo Aras, a injúria está caracterizada pelo fato de ter sido chamado de "Poste Geral da República". Já a difamação estaria configurada por ter sido acusado de ser "o grande fiador de tudo o que está acontecendo".


Aras detalha suas ações na Procuradoria e diz que Mendes divulga fake news sobre seu trabalho.


"Cumpre o registro de que no âmbito da Procuradoria-Geral da República, desde a posse do querelante e até 9/2/2021 foram autuados 78 processos administrativos envolvendo apurações envolvendo o Presidente da República (certidão e planilha anexas), mais que no período dos dois mandatos exercidos pelo ex-Procurador-Geral Rodrigo Janot e o triplo dos processos instaurados durante a gestão da Procuradora-Geral sucedida pelo querelante [Raquel Dodge]."


Procurada, a Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral afirmou que "a questão em debate não é a crítica e sim a sua falta de fundamento e a forma desrespeitosa como ela é feita, sem levar em consideração que todas as manifestações do PGR foram acolhidas pelo STF".

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Campanha Cama Hospitalar - veja a coluna semanal de Vanderlei Testa

Morte de voluntário da Coronavac ocorreu por suicídio ou overdose

Defesa Civil faz interdição total em vestiário de ginásio de escola do Júlio de Mesquita após vistoria

Prefeitura inicia serviços de sondagem de solo para o alargamento do pontilhão da Chave

Posto de Atendimento ao Trabalhador volta a funcionar em horário normal a partir de segunda

Jaqueline anuncia nova faixa horária para comércio, mas mantém abertura de 4 horas