A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), recebeu nesta quinta-feira a confirmação do primeiro caso positivo de sarampo. O paciente é uma criança de 1 ano e 9 meses de idade e passa bem. O Departamento de Vigilância Epidemiológica (VGE) já realizou as ações de bloqueio das pessoas que tem contato com a criança bem como na creche que frequenta.
De acordo com a Sesa, o caso confirmado trata-se de uma notificação emitida no mês de agosto. Com isso a cidade tem até o momento 30 notificações; desses 08 foram descartadas, e os demais aguardam resultados.
Até o momento, foram vacinadas 469 crianças menores de um ano contra o sarampo. A Meta é vacinar 970. Desde a última segunda-feira (16) a Sesa está administrando a dose da vacina SCR (Sarampo, Caxumba e Rubéola) em três Unidades Básicas de Saúde por dia, a medida atende à orientação do Grupo Regional de Vigilância Epidemiológica (GVE), tendo em vista que a vacina está sendo entregue ao município em frascos que contêm dez doses, evitando, assim, o desperdício.
Desse modo, a Secretaria da Saúde (Sesa), disponibilizará a vacina em três unidades por dia, seguindo o mesmo procedimento já adotado com as vacinas da febre amarela.
Ainda de acordo com a Sesa, a medida objetiva facilitar a vacinação dos menores de um ano, principalmente a faixa etária de 09 meses que, conforme o calendário de vacinação, deve receber também a dose única da vacina contra a febre amarela, visto que a prioridade no momento é a cobertura vacinal contra o sarampo, devido ao surto da doença em todo o estado.
A vacina será aplicada durante o horário de funcionamento das unidades.