A prefeita de Votorantim, Fabíola Alves, recebeu o Plano de Imunização Covid para a cidade apresentado pela secretária de Saúde do município, Izilda Maris Chiozzoto de Morais. De acordo com as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde, foi definida a logística para a vacinação no município que terá início no dia 25 de janeiro, acompanhando todo o estado de São Paulo.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que o público alvo é formado por aproximadamente 24 mil pessoas.
Os profissionais da saúde, em número de 4.300, serão os primeiros a receber a vacina em 25 de janeiro, seguidos pelos idosos com idades de 75 anos, ou, mais, em 8 de fevereiro. A seguir, com início em 15 de fevereiro será a vez de quem tem entre 70 e 74 anos, depois a partir de 1 de março, aqueles entre 65 e 69 anos fechando, assim a primeira fase da vacinação para os cerca de 19.500 idosos de Votorantim.
O calendário de vacinação dos integrantes dos grupos de risco com idades abaixo dos contemplados na primeira fase, será definido pela Vigilância Estadual de Saúde.
A Sesa informa que não será necessária uma corrida às unidades de saúde, pois, a vacina permanecerá disponível por vários dias visando evitar, dessa forma, aglomeração que é um fator preocupante na disseminação do Coronavírus. Estarão à disposição do público alvo 16 unidades de saúde para a vacinação, sendo que algumas terão horários estendidos e atenderão aos finais de semana, além de disponibilizarem sistema drive-thru.
A prefeita Fabiola Alves tem se reunido diariamente com a equipe da secretaria municipal de saúde para discutir e acertar os detalhes e, assim, imunizar os votorantinenses.
Confira no quadro abaixo como será aplicado o plano de vacinação da Covid em Votorantim: