A Urbes – Trânsito e Transportes implantou, nesta segunda-feira (24), novo sistema de Ouvidoria, desenvolvido em parceria com a Consultoria em Administração Municipal (Conam). Além da reformulação na configuração visual dessa seção no portal da autarquia, a nova versão também possibilita uma gestão ainda mais eficiente das informações.
O acesso é pelo site: www.urbes.com.br. Depois, basta clicar no botão “Ouvidoria”, que está localizado na barra do menu principal, no topo do site. Os munícipes têm informações mais intuitivas e de fácil manuseio sobre como encaminhar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios à Urbes. O usuário pode, inclusive, criar e consultar suas demandas, com toda praticidade e segurança.
Na última semana, a Urbes realizou o treinamento dos ouvidores setoriais e especializados, quanto à operacionalização do novo sistema. Também houve capacitação direcionada a todos os gerentes e encarregados de setores da empresa, para apresentar e detalhar todas as funções da nova seção da Ouvidoria no site.
Novidade, também, é que o serviço “Fale conosco” foi integrado ao novo sistema de Ouvidoria, tornando-o uma linha direta e unificada de comunicação entre o cidadão e a Urbes. “Essa integração traz maior dinamismo e ajuda a melhorar continuamente a qualidade dos serviços oferecidos à população”, destaca o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchim.
A Ouvidoria
A Ouvidoria recebe informações, dúvidas, reclamações, elogios e sugestões dos cidadãos e as encaminha aos setores responsáveis, para que estes possam respondê-las e solucioná-las da melhor maneira.
Para acionar a Ouvidoria, o cidadão precisa se identificar, tendo a garantia do sigilo dos dados transmitidos. É preciso informar nome completo, CPF, e-mail, telefone e endereço. Dessa forma, a Urbes pode fornecer um retorno seguro e adequado ao cidadão.
A Urbes orienta que a solicitação seja relatada de forma clara, contendo o máximo possível de informações, como o local e a data do ocorrido. O novo sistema disponibiliza, ainda, a opção de anexar arquivos de imagem, como, por exemplo, a foto da localização de uma ocorrência, para facilitar e agilizar os encaminhamentos.
A Ouvidoria ainda dispõe de sistema de atendimento via WhatsApp, que permite a interação direta com o usuário, pelo telefone: (11) 98884-5218 ou por meio de QR Code, disponível também no site.