As bicicletas do Integrabike, projeto da Prefeitura administrado pela Urbes- Trânsito e Transportes, têm sido alvo frequente de vandalismo em Sorocaba. Somente no mês de março 23 bicicletas foram destruídas ou furtadas. As ocorrências são em sua maioria durante a madrugada. O caso mais recente aconteceu na última sexta-feira (29), em duas estações.
Uma bicicleta da estação do Centro foi encontrada destruída em uma caçamba de lixo na rua Rodrigues Pacheco. A outra ocorrência foi no Ipiranga, onde 4 bikes foram danificadas e encontradas jogadas em um matagal próximo ao local. Para os dois casos foram registrados boletim de ocorrência. A cidade tem 25 estações com 12 ou 8 bicicletas em cada. Ao todo, 90 mil pessoas estão cadastradas no sistema que possibilita a utilização do modal de graça e são realizadas em média 330 viagens diárias.
O contrato com a empresa que opera o sistema garante a reforma e reposição destas bicicletas, porém o serviço fica prejudicado. “ Estas reformas e reposição acabam levando um determinado tempo então, o serviço sempre é prejudicado. Precisa de conscientização da população para que preserve este bem público que ajuda muitas pessoas diariamente”, ressalta o secretário de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante.
A Guarda Civil Municipal trabalha para intensificar as vistorias nas estações, mas é preciso que a população ajude com denúncias de qualquer ação suspeita por meio do 153.