22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Troca de presentes: saiba quais são seus direitos por meio do Procon

Foto: Agência Brasil
Postado em: 30/12/2019

Compartilhe esta notícia:

Após datas comemorativas como o Natal é comum o retorno de consumidores às lojas para trocar os presentes que não agradaram, não serviram, ou com algum problema de funcionamento. Confira as dicas do @proconsp, vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania, sobre o tema.

 

Troca por gosto ou tamanho

 

A loja não é obrigada a efetuar a troca, a menos que no momento da venda ela tenha se comprometido com o cliente a fazê-la. Claro que a maioria das lojas opta pelo serviço até para conquistar o consumidor e realizar uma nova venda. Por isso, antes de comprar, informe-se sobre as condições de troca do estabelecimento.

 

Troca por defeito

 

O fornecedor tem até 30 dias para solucionar o problema. Se o reparo não for realizado neste prazo o consumidor pode optar pela troca do produto, devolução do dinheiro ou abatimento proporcional do preço.

 

Em caso de produto essencial, ou se em virtude da extensão do defeito a substituição das partes danificadas comprometer as características fundamentais do produto ou diminuir-lhe o valor, o prazo de 30 dias não deve ser aplicado. Neste caso, cabe a devolução do valor pago ou troca imediata do produto.

 

Compra pela internet

 

Se a compra for por telefone, catálogo e internet, por exemplo, o consumidor pode exercer o direito de arrependimento em até sete dias – da data da aquisição ou recebimento do produto. É importante formalizar a desistência por escrito. Se já tiver recebido o produto, deverá devolvê-lo tendo direito a receber de volta o valor pago, inclusive frete.

 

Como trocar

 

Guarde a nota fiscal ou o recibo de compra e o apresente na hora de fazer a troca. Em caso de peças de vestuário, mantenha a etiqueta do produto.

 

Valor da troca

 

Ao efetuar a troca, deverá prevalecer o valor pago pelo produto, mesmo quando houver liquidações ou aumento do preço. Lembrando que, quando a troca é pelo mesmo produto (marca e modelo, mudando apenas o tamanho ou a cor), o fornecedor não pode exigir complemento de valor, nem o consumidor solicitar abatimento do preço, caso haja mudança entre o que foi pago e o valor no dia da troca.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Últimos dias para inscrição no Capacita 2020 e mais de 1.000 vagas cadastradas para o Feirão do Emprego de Sorocaba

Lula afirma que Zanin será grande ministro no STF

Uniten disponibiliza 300 vagas para mais 11 cursos gratuitos de qualificação profissional

Aprovado em Votorantim projeto que proíbe utilização de fogos de artifício

Dani Alves reprova agressão e diz que Neymar precisa se controlar

Câncer x maconha: médicos alertam para os riscos desta combinação