22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Supremo anula sentença de Moro no caso Banestado

Foto: Agência Brasil
Postado em: 26/08/2020

Compartilhe esta notícia:

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta terça-feira (25) anular uma sentença proferida pelo ex-juiz Sergio Moro no caso Banestado, esquema de corrupção ocorrido no Banco do Estado do Paraná, na década de 1990. Na decisão, o colegiado entendeu que houve quebra de imparcialidade na sentença.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

A decisão anulou a condenação do doleiro Paulo Roberto Krug pelo fato de o ex-juiz ter tomado, na fase de assinatura do acordo de colaboração premiada, depoimentos de delatores, participando da produção de provas durante a fase de investigação.

 

A anulação foi decidida com base no regimento interno da Corte porque a votação terminou em empate. Os ministros Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski votaram pela anulação da condenação. Edson Fachin e Cármen Lúcia manifestaram-se pela manutenção da sentença e pelo reconhecimento da regularidade da conduta de Moro.

 

Diante da ausência de Celso de Mello, em licença médica, prevaleceu o resultado mais favorável ao condenado, conforme determina o regimento do STF.

 

Em nota, Sergio Moro disse que a regularidade de sua atuação foi confirmada por outros tribunais superiores antes da decisão do Supremo.

 

“Em toda minha trajetória como juiz federal, sempre agi com imparcialidade, equilíbrio, discrição e ética, como pressupõe a atuação de qualquer magistrado. No caso específico, apenas utilizei o poder de instrução probatória complementar previsto no Código de Processo Penal, mandando juntar aos autos documentos necessários ao julgamento da causa”, comentou.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Diabetes não controlado pode causar problemas cardiovasculares

Feira da Barganha realiza testagem de Hepatites e distribuição de autotestes de HIV no dia 23

Vigilância Sanitária interdita fábrica de gases medicinais em Sorocaba

Gastos da maioria dos órgãos fora do Executivo crescem além do teto

Dino garante que 7 de setembro não será repetição do 8 de janeiro

Projeto de impacto visual “CIDADE VIVA” realiza intervenção artística no Jardim Tatiana