03 de Dezembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Sorocaba promove campanha contra a tuberculose até dia 25

Arquivo
Postado em: 18/09/2020

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria de Saúde (SES) de Sorocaba promove até o dia 25 a campanha contra a tuberculose. A ação acontece nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nas unidades de urgência e emergência (UPHs, PAs e UPA) e no SAME (Serviço de Atendimento Municipal Especializado).

A campanha tem como objetivo informar a população sobre os sintomas da doença e encorajar as pessoas para que façam o exame de escarro, caso apresentem os sintomas da doença. No ano de 2020, Sorocaba já registrou 102 casos novos da doença. O Estado de São Paulo identifica cerca de 18 mil casos de tuberculose por ano, o que representa o maior número absoluto de casos do Brasil.

É importante lembrar que cerca de 90% dos casos de tuberculose representam a forma pulmonar e, destes, 60% são bacilíferos. Os casos bacilíferos são a principal fonte de disseminação da doença e a descoberta precoce, por meio da busca ativa do sintomático respiratório (SR), é uma importante medida para interromper a cadeia de transmissão, desde que acompanhada pelo tratamento adequado.

Para o indivíduo que está com tosse há mais de três semanas a orientação é procurar imediatamente uma UBS, UPA, PA ou UPH para que ele seja examinado e realize o exame de baciloscopia, mais conhecido como exame de escarro. Depois de 48 horas o paciente tem o resultado. Caso seja positivo, o mesmo é direcionado para o tratamento que é realizado na Policlínica Municipal, por meio do Programa de Controle da Tuberculose.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de casos confirmados com a Covid-19 chega a 73 em Sorocaba; 47 pessoas já estão recuperadas

Dodge pede inconstitucionalidade de decretos das armas de Bolsonaro

Casa Paulista entrega 1.139 moradias em três municípios da região de Sorocaba

Vigilância Sanitária interdita comunidade terapêutica na Zona Leste

Saae retira equivalente a 1.427 caminhões de terra do piscinão da Água Vermelha

Questão ambiental é para veganos que só comem vegetais, diz Bolsonaro