O saneamento em Sorocaba destaca-se entre as maiores cidades do País e ocupa a 20ª posição no ranking do Instituto Trata Brasil, divulgado na última terça-feira (23), considerando as 100 maiores cidades do Brasil, onde habitam 40% da população, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2017, sobre abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, ligações de água e esgoto, faturamento, perdas e investimentos.
Os sorocabanos contam com abastecimento de água de qualidade excelente, de acordo com pesquisas de órgãos renomados como INDSAT (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) e a coleta e tratamento de esgoto são considerados universalizados.
“A população tem consciência de que a água que consomem é de qualidade e que fazemos o tratamento de quase 100% do esgoto produzido na cidade. Isso vem de encontro com o empenho da nossa gestão em levar melhor qualidade de vida aos sorocabanos”, avalia o prefeito José Crespo.
O diretor geral interino do Saae Sorocaba, Wilson Unterkircher Filho, explica que o Saae busca investimentos constantemente para elevar a qualidade do saneamento. “Estamos investindo em mais uma estação de tratamento de água em Sorocaba e na ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto S1, com o objetivo de oferecer o melhor para todos os sorocabanos”, conta o diretor-geral, que enfatiza ainda que o ranking leva em consideração os dados de 2017.
“Subimos duas posições em relação ao ano anterior e, atualmente levamos água de melhor qualidade à população, além de coletarmos 99,23% e tratamos 96,49% do esgoto produzido pelos sorocabanos. Essa marca foi possível com grandes investimentos do Saae Sorocaba, inclusive no Programa de Despoluição do Rio Sorocaba, ao longo dos últimos 20 anos, consolidada na gestão atual”, finaliza Unterkircher.