Em Sorocaba, é possível conciliar toda a urbanização com paisagens e pontos de lazer atrativos aos munícipes e a quem vem visitar as terras sorocabanas. A cidade possui localização estratégica, a cerca de 100 km de São Paulo, além de acesso fácil e rápido pelas principais rodovias (Castello Branco e Raposo Tavares), o que permite a recepção de visitantes da capital e de outros municípios da região.
As informações são da secretaria de comunicação.
Para quem busca contato com a natureza e biodiversidade, os parques naturais são opções de destino para toda a família, oferecendo atrativos em espaços preservados, cercados pela natureza. Abertos ao público, espaços, como o Parque Natural “Chico Mendes”, o famoso Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, o Parque da Biquinha, o Parque das Águas, o Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” e o Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”, por exemplo, costumam fazer parte das programações de lazer na cidade e região, recebendo inúmeras visitas todos os dias.
“Os investimentos no setor turístico da cidade ocorrem constantemente, pois reconhecemos que essa área proporciona, além de diversas opções de lazer, geração de empregos e renda aos cidadãos sorocabanos. Sorocaba já é reconhecida pelos diversos atrativos naturais e urbanos e buscamos oferecer, ainda mais, opções de lazer, trazendo para a cidade novas estruturas que impulsionem o crescimento econômico”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.
Ao chegar a Sorocaba, o turista já tem acesso a um local adequado para a recepção dos visitantes, a Casa do Turista “André Salinas Vargas”, administrada pela Divisão de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) da Prefeitura de Sorocaba, localizada no bairro de Santa Rosália. Com uma identidade visual que valoriza e identifica alguns dos principais atrativos do município, no local, o visitante pode assistir ao vídeo turístico institucional de Sorocaba e conhecer seus principais diferenciais, além de ter acesso a materiais informativos, com dicas sobre a cidade e obter informações junto aos servidores que estão à disposição.
“Após a inauguração da Casa do Turista, vários assuntos foram fomentados, como o apoio ao APL (Arranjo Produtivo Local) Cervejeiro, da Associação Cerveja Livre, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba, por exemplo. Por meio dessa iniciativa, em março de 2022, foi lançado o mapa da ‘Rota Cervejeira de Sorocaba e Região, sendo um grande destaque no setor”, enaltece o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Henrique Marcelo.
O mapa da “Rota Cervejeira de Sorocaba e Região” tem como principal objetivo apresentar as cervejarias existentes. Composto por 23 pontos de visitação, o material conduz os visitantes por uma trilha que os permite conhecer os processos de fabricação das cervejas, além de apreciar a qualidade e as especificidades das cervejas artesanais produzidas local e regionalmente.
Em relação às tradições da cidade, a cultura local é exaltada com a implantação da rota turística “Caminhos da Marquesa”, no bairro de Brigadeiro Tobias. O novo atrativo exalta diversos pontos turísticos que estão localizados no percurso da rota, com estabelecimentos que proporcionam uma imersão na gastronomia caipira, possibilitando uma vivência e o resgate da tradição, em meio a lindas paisagens naturais. O roteiro parte do Casarão de Brigadeiro Tobias, que dá nome ao bairro e abrigou, nos anos de 1800, a Marquesa de Santos, passando por quatro propriedades, que formam a rota turística e reúnem programações de cicloturismo, passeios a cavalo, assim como a comercialização de produtos naturais, como o mel.
“A implantação da rota ‘Caminhos da Marquesa’ é importante para mostrar que Sorocaba não possui aptidões apenas para o turismo de negócios, mas também é capaz de proporcionar aos seus visitantes um turismo rural e cultural, sendo uma ótima opção de destino para aqueles que buscam sossego, tranquilidade, conforto e segurança”, conta o superintendente da Sedetur, Fernando Marques.
O ambiente favorável ao turismo oferecido por Sorocaba já é reconhecido nacionalmente, tendo concorrido, no último mês de maio, à 5ª edição do prêmio “Top Destinos Turísticos 2023” em três categorias: “Turismo Gastronômico”, “Turismo de Negócios e Eventos” e “Turismo de Saúde”. A cidade reúne unidades de saúde e hospitais que atendem pacientes de toda a região, como o Hospital Oftalmológico de Sorocaba, referência nacional nessa área, assim como hotéis e pousadas do município abrigam quem vem de outras cidades em busca desses tratamentos especializados. Já, no âmbito do Turismo de Negócios e Eventos, as empresas que estão instaladas na cidade, muitas delas multinacionais, recebem as visitas técnicas e de profissionais que dependem de toda a rede hoteleira, aquecendo, ainda mais, esse mercado.
A indicação do município no mesmo prêmio, na categoria “Turismo Gastronômico”, evidência sua vasta diversidade culinária, que vai desde a receita única da famosa coxinha de massa leve e saborosa, até a costela bovina assada por trinta e seis horas. Além disso, a cidade, por meio da Lei de Food Trucks (nº 12.498/2022), regularizou a realização de eventos que promovem a comercialização de alimentos e bebidas nesses veículos em locais públicos, sempre respeitando os padrões de qualidade, proteção, segurança alimentar e higiene. A norma facilitou e fomentou a realização desses eventos nos parques e praças de Sorocaba, gerando mais lazer, entretenimento e recursos.
City Tour
Com a proposta de manter sempre viva a história da cidade, por meio de seus pontos turísticos e culturais, a Prefeitura de Sorocaba retomou os passeios gratuitos no City Tour 2023. O ônibus, todo aberto nas laterais e personalizado, percorre espaços históricos da cidade, partindo da Casa do Turista.
Os participantes contam com o acompanhamento de guia turístico e visitam pontos, como: Praça Cel. Fernando Prestes, antiga Estação Ferroviária, Biblioteca Municipal, Avenida Pereira da Silva, Praça Pio XII, Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), Palacete Scarpa, antiga Fábrica Cianê, Rio Supiriri, Shopping Sorocaba (antiga Feira Agropecuária de Sorocaba), Escola Estadual “Júlio Prestes de Albuquerque” (Estadão), Escola Municipal “Getúlio Vargas”, Praça Nove de Julho, Praça Frei Baraúna, Mosteiro de São Bento, Praça Dr. Arthur Fajardo, Avenida São Paulo, Rodovia ‘Castelinho’ e Mirante do Jardim Botânico.
Um dos principais pontos turísticos que compõe a história de Sorocaba é o Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV), tombado como patrimônio histórico da cidade, por meio do Decreto Municipal nº 24.000, de 27 de agosto de 2018. Inaugurado em 29 de janeiro de 1983, com projeto do arquiteto paulistano Luiz Arthur Guimarães Navarrete, o espaço cultural conta com uma sala de espetáculos em estilo convencional para mais de 400 pessoas, além de cinco camarins individuais e dois coletivos e espaços especialmente criados para montagens de cenários e iluminação. A edificação ainda dispõe de um Teatro de Arena, em sua área externa, o qual está submerso a cinco metros abaixo do lago que circunda o complexo.
“O City Tour é direcionado à população de Sorocaba e visitantes de todos os lugares, atendendo a todas as idades. Retomar esse programa nos permite fomentar, ainda mais, o turismo sorocabano, oportunizando não só aos visitantes, mas também aos próprios moradores da cidade um passeio cheio de conteúdo cultural e histórico”, pontua a chefe de Divisão de Turismo, Daniele Leite.
Acqua Thermas Park e “Sorocaba Sports”
Por fim, para quem é apaixonado por piscinas, clima de praia, adrenalina e esportes, a Prefeitura de Sorocaba anunciou, no mês de maio deste ano, a construção do primeiro Parque Aquático com águas quentes da cidade e de um Centro Esportivo, os quais também incluem resorts, com completa infraestrutura para atender os visitantes, e que estão sendo construídos na região de Brigadeiro Tobias, Zona Leste da cidade.
O Acqua Thermas Park será edificado em uma área de 120 mil metros quadrados na região da rota “Caminhos da Marquesa”, que já abriga pontos turísticos na localidade, com conclusão prevista para 2025. O complexo aquático garante muita diversão aos turistas e moradores da cidade, contando com mais de 10 toboáguas, sendo um deles com queda de 60 metros de altura, considerado o mais alto do mundo na atualidade, equivalente a um prédio de 21 andares.
A estrutura será composta, ainda, de três mil m² de prainha, rio lento, piscina de ondas, restaurantes, espelho d’água, área adulto, piscina infantil, ofurô e área para grandes shows, totalizando cerca de 1.400 m² de piscinas. O parque também contará com infraestrutura completa de resort, com 120 acomodações.
O segundo empreendimento é o Sorocaba Sports – Centro de Excelência Esportiva e Resorts, que terá uma área de 46.677 m² no bairro Passa Três/Iporanga, também na região de Brigadeiro Tobias, muito próximo do Parque Aquático, com conclusão prevista igualmente para 2025. O projeto todo contempla alojamento com 20 acomodações, resort hoteleiro com 60 apartamentos, três campos de futebol (um deles com gramado sintético e arquibancada para duas mil pessoas), três quadras de areia, arena olímpica coberta e multiúso, academia, entre outras áreas.
“Todos os atrativos que são encontrados em Sorocaba a tornam não só um polo turístico do estado, mas um destaque nacional. Nossa missão é tornar Sorocaba a melhor cidade do Brasil para se viver, como também para ser visitada, garantindo a todos experiências únicas e de imenso valor cultural. As novas iniciativas serão sucesso no interior paulista e no País, com estruturas e atrações inéditas”, convida o prefeito Rodrigo Manga.