A prefeita Jaqueline Coutinho (sem partido) transmitiu o cargo na sexta-feira (3) ao presidente da Câmara, Fernando Dini (MDB), que assume o governo de Sorocaba interinamente até o próximo dia 12. Durante esse período de afastamento, a chefe do Executivo não terá qualquer tipo de remuneração; ela retorna ao cargo na manhã do dia 13.
O ato de posse aconteceu no final da tarde, no 6º andar do Palácio dos Tropeiros, e contou com a presença de secretários municipais, vereadores e familiares e amigos de Dini.
Pela lei, a transmissão de cargo é obrigatória quando o chefe do Executivo se afasta por um período de 15 dias, porém, Jaqueline, durante o ato, afirmou que a medida foi um gesto para demonstrar a harmonia com o Poder Legislativo e, sobretudo, o respeito e compromisso com a população sorocabana. “Isso demonstra a harmonia que permeia os poderes Executivo e Legislativo. E, sobretudo, o respeito à população de Sorocaba. Temos, eu e o agora prefeito em exercício, Fernando Dini, a responsabilidade de estarmos juntos em prol da cidade”, disse, e completou: “Isso demonstra que a Prefeitura não está acéfala e que tem um prefeito para dar continuidade às ações de governo.”
O termo de posse foi lido pelo secretário de Governo, José Marcos Gomes Júnior, e, logo após o agora prefeito em exercício, ao lado de sua mãe Sônia Dini e de sua filha Isadora, em seu discurso, agradeceu ao apoio que recebe de seus entes e se emocionou ao lembrar-se de familiares como seu pai, tio e avô. “Somos apenas coadjuvantes que trabalham para os mais de 700 mil habitantes de nossa cidade. Quero aqui registrar que tenho uma vontade imensa de dar o melhor. Sorocaba continuará em boas mãos. Vamos continuar a conduzir a cidade com seriedade e responsabilidade”, disse Dini.