O Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região informou no início da noite desta quinta-feira (06) que os trabalhadores em transporte urbano de Sorocaba irão realizar na sexta-feira (07) um protesto. O motivo, segundo a entidade, é o não pagamento, por parte das empresas Consórcio Sorocaba (CONSOR) e Sorocaba Transportes Urbanos (STU), da primeira parcela da diferença salarial referente aos meses em que o salário foi pago a menor por causa da pandemia.
O protesto deve ocorrer entre 12h e 17h.
O pagamento da diferença está previsto no acordo coletivo de trabalho de adesão à Medida Provisória 936/2020 (Lei 14.020 de 06 de julho de 2020) para ser quitado nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro.
O Sindicato dos Rodoviários, em nota, afirma que "exige o pagamento correto do salário e que as empresas respeitem os trabalhadores que estão entre as categorias com maior risco de contágio por coronavírus, tanto que os testes realizados após solicitação do Sindicato apontaram uma contaminação de praticamente 7% da categoria".
Ainda segundo a entidade, a categoria irá realizar protestos constantemente até as empresas efetuarem o pagamento correto da diferença salarial.