Após recorde de público na primeira etapa, a segunda prova do circuito de corridas de rua Planeta Run Series vai acontecer neste final de semana. A etapa Action será disputada no domingo, dia 21 de julho, no bairro Campolim, com largada em novo horário: às 6h30.
A segunda prova promete ser mais desafiadora para os atletas que vão correr 6,6 km com trechos de subida em um cenário urbano. O evento é uma realização da Construtora Planeta, com apoio da Associação de Atletismo Santi Pegoretti (AASP) e da Pepper Sports.
“Este percurso da segunda etapa do Planeta Run Series é muito interessante por trazer um grau de dificuldade um pouco maior para os atletas, com pontos mais íngremes. É um estímulo para os competidores reforçarem sua preparação em busca não só das melhores marcas, mas também da superação que esta atividade física proporciona. Além disso, o trajeto passa pela sede da Planeta, pela Central de Decorados Planeta e por diversos empreendimentos importantes na história da nossa empresa”, destaca Ricardo Guimarães, presidente do Conselho de Administração da Construtora Planeta.
Para segurança dos participantes, a Secretaria de Mobilidade (Semob) fará adaptações no trânsito em algumas vias. A rua Augusto Lippel estará interditada das 6h do dia 20 de julho até as 12h no dia 21. No caso da avenida Profª Izoraida Marques Peres, um trecho dela será interditado no dia 21, das 6h30 às 7h30. Já as ruas Heloísa Oliveira Evangelista, Antônio Perez Hernandez, Octaviano Gozzano e outro trecho da avenida Izoraida Marques Peres terão faixas compartilhadas (parte destinada a veículos e outra parte destinada aos participantes da corrida) das 5h às 9h no dia do evento.
O público está convidado a assistir a segunda etapa do Planeta Run Series e a participar da programação especial, que foi planejada para a manhã festiva no entorno da largada da prova, com atividades para entreter as famílias – haverá música, sorteios de pares de tênis ON (marca suíça especializada em alto desempenho para corridas) e stands com outras ações dos patrocinadores.
O percurso
Neste percurso, criado pelos organizadores do Planeta Run Series em 2023, os corredores vão largar da Rua Wilson Evangelista s/n°, no Campolim, na região do empreendimento Saint Rémy. Na sequência, os atletas acessam a rua Heloísa Oliveira Evangelista, no sentido Campolim, até a confluência com a rua Raphael Dias da Silva, no sentido da rodovia Raposo Tavares.
Em seguida, o trajeto segue pela rua Octaviano Gozzano até a rua Horacio Cenci. Neste ponto, os atletas entram à direita, até o cruzamento com a rua Antônio Adade. Depois, os competidores seguem pela avenida Gisele Constantino, no sentido Votorantim, até o cruzamento com a avenida Adolpho Massaglia e retornam pela própria avenida Gisele Constantino, no sentido Sorocaba.
Então, os atletas acessam a rua Antônio Perez Hernandez, sentido bairro, chegando à rua Ademar Figueiredo. Na sequência, entram à esquerda na rua Augusto Lippel e correm por essa rua até a rua Wilson Evangelista, onde seguem até a linha de chegada.
Ranking e premiação
O Planeta Run Series 2024 terá uma premiação oficial com os atletas que mais pontuarem nas provas do circuito em cada categoria – para efeito de pontuação, as colocações serão recalculadas retirando as colocações gerais por sexo. É obrigatório participar das três etapas para garantir a pontuação. Caso contrário, o atleta será automaticamente desclassificado do ranking do circuito. A premiação será feita em um evento de celebração exclusivo.
Ao final das três etapas, o 1º colocado de cada categoria ganhará um troféu e um kit exclusivo. Quem cruzar a linha de chegada do 1° ao 3° lugar nas categorias PCD, geral feminina e masculina e em mais 12 categorias divididas por faixas etárias, tanto entre as mulheres quanto entre os homens, também receberá troféus.
A terceira etapa, a Power, será realizada no dia 22 de setembro, na Floresta Nacional de Ipanema (Flona), também conhecida como Fazenda Ipanema. São esperados 1.500 atletas para esta prova que já está com inscrições abertas.
“Participar do Planeta Run Series é uma excelente oportunidade de se desafiar e trocar experiências com outros participantes. Queremos movimentar a cidade e incentivar que cada vez mais pessoas adotem o exercício físico como um hábito diário, que gera saúde e energia. O circuito já está se tornando uma tradição na cidade e deve ter um calendário fixo nos próximos anos. Desta forma, as pessoas podem treinar mais e se preparar para cada prova”, afirma Ricardo.
Sobre a Planeta
Fundada em 1998, a Construtora Planeta atua na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 59 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).
Tem entre suas bandeiras: solidez, pioneirismo e inovação e destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia e sustentabilidade. A Planeta é a 35ª maior construtora do país, de acordo com o ranking 2024 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção), figurando no ranking pelo quinto ano seguido.
É a construtora responsável pelo prédio mais alto do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.