Dando prosseguimento ao seu programa de combate às perdas no sistema de distribuição da cidade, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba concluiu às 10h30h desta quinta-feira (25) a instalação de mais uma válvula reguladora de pressão, implantada na esquina da avenida Antônio Carlos Cômitre com a rua Euclydes de Moura, no bairro Campolim. A previsão inicial era a de que o trabalho se estendesse até as 12h30.
Com essa intervenção, a autarquia chegou a onze VRPs implantadas, de um total de dezenove programadas. De acordo com o diretor-geral do Saae/Sorocaba, engenheiro Mauri Gião Pongitor, “as válvulas reguladoras estão sendo instaladas em regiões onde detectamos ocorrências de vazamentos acima da média considerada normal, devido às pressões elevadas nas redes de distribuição, e com a implantação das VRPs essa situação será regularizada, contribuindo para a diminuição dos índices de perdas no sistema”.
Essa ação integra a segunda etapa do programa de redução de perdas da autarquia. Na primeira fase, já concluída, ocorreu a instalação de dezenove macromedidores, que são hidrômetros destinados a registrar grandes volumes de água.
Com esses equipamentos, implantados nas saídas das Estações de Tratamento de Água e dos Centros de Distribuição, além de redes de distribuição, será possível medir o volume exato de água distribuído em determinada região ou bairro, para que seja confrontado com o volume medido nos hidrômetros instalados nos imóveis, o que possibilitará a delimitação das áreas em que estão ocorrendo fugas (vazamentos), fraudes e furtos no sistema, para que então sejam corrigidos e eliminados.
Na intervenção desta quinta-feira, que teve início às 7h30, houve a necessidade de interromper o abastecimento de água no próprio Campolim e no Portal da Colina, jardins Judith, Emília, Isaura, Santa Fé e Ângelo Vial, que tiveram a retomada da distribuição de água logo após a conclusão do trabalho.