22 de Dezembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Relator diz ver apoio consolidado para limitar reajuste do salário mínimo

Agência Brasil.
Postado em: 17/12/2024

Compartilhe esta notícia:

Victoria Azevedo para Folhapress

 

O deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL), relator do projeto de lei que trata da mudança na regra do salário mínimo e no BPC (Benefício de Prestação Continuada), afirmou nesta segunda-feira (16) que avalia estar "consolidado" o apoio de parlamentares ao texto proposto pelo Executivo para limitar reajustes do mínimo.


A proposta do governo, se aprovada, limitará o ganho real do salário mínimo à expansão do arcabouço fiscal. O piso continua sendo corrigido pela inflação mais o PIB (Produto Interno Bruto) de dois anos antes, mas a variação real vai oscilar entre 0,6% e 2,5% ao ano. O projeto integra pacote de corte de gastos do governo federal.


"Acho que está consolidada a decisão de o arcabouço fiscal limitando ali o PIB. É o que tenho sentido dos parlamentares com mais força", disse o deputado ao chegar à Câmara.


No caso da mudança do mínimo, a medida precisa ser implementada ainda este ano para que o novo valor, a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2025, já seja corrigido sob as novas regras. Isnaldo citou "pontos delicados" relacionados ao BPC, pago a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, mas afirmou que trabalha com o cronograma de apresentar seu parecer nesta terça-feira (17) e votação do projeto no plenário da Câmara na quarta (18). O recesso parlamentar começa oficialmente no sábado (21).


"Tem pontos delicados, como a composição da renda, que é algo que está sendo discutido. A questão da soma das regras de familiares que moram em residências diferentes é outro ponto sensível. A questão de incluir limite de patrimônio ou não. São alguns pontos que estamos discutindo", disse.


Ele afirmou que é preciso "salvar o BPC" e ajustar alguns critérios "do ponto de vista da concepção do programa". "Estou com fé e acredito que vamos encontrar um texto que seja possível de ser votado e aprovado."


Apesar do pouco tempo até o recesso, Isnaldo se diz otimista com a possível aprovação do pacote e afirma que há um esforço do Congresso nesse sentido, já que é importante "entregar isso para o Brasil"


O relator também disse que se reunirá com deputados designado por cada bancada para discutir o texto e que é preciso ter "justiça social e segurança jurídica". Ele afirmou que também procurará senadores para apresentar o parecer "para chegar lá com bola redonda".

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Candidato a vereador no Rio sofre ataque a tiros

Espaços culturais serão reabertos gradativamente a partir de segunda em Sorocaba

Santa Casa abre mais 10 leitos de UTI para pacientes com Covid-19 nesta quarta-feira

Guarda Civil Municipal detém homem furtando fiação do BRT na avenida Itavuvu

Entrega de respiradores prometidos por Doria pode ocorrer só em setembro, diz documento

Doria adia reabertura de escolas para 7 de outubro em SP