21 de Dezembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Publicada lei que proíbe fumar em áreas externas de instituições de saúde

Postado em: 03/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Passa a ser proibido, no âmbito do município, o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, narguilés ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em ambientes externos de uso coletivo, públicos ou privados, das instituições de saúde. É o que estabelece a Lei 11.798, de 1º de outubro de 2018, de autoria do vereador Hélio Brasileiro (MDB), publicada na edição desta terça-feira, 1º, no Jornal Oficial do Município.

Para os fins da referida lei, a expressão “ambientes externos de uso coletivo” compreende, entre outros, todas as áreas externas pertencentes ao imóvel próximas as janelas e portas das instituições de saúde. As instituições de saúde deverão afixar um aviso da proibição, em pontos de ampla visibilidade, com o número da lei e o telefone da central de atendimento do órgão municipal para eventual denúncia.

A lei prevê, ainda, que qualquer pessoa poderá advertir os eventuais infratores sobre a referida proibição e sobre a obrigatoriedade de sua imediata retirada do local; caso o infrator persista na conduta coibida, poderá ser pedido o auxílio da Guarda Civil Municipal para que ele se retire do local. As instituições privadas de saúde que infringirem a norma, estarão sujeitas ao pagamento de multa de R$ 500,00, dobrada no caso de reincidência.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

STF forma maioria para arquivar pedido de investigação de cheques a Michelle Bolsonaro

AGORA: mais de 1,5 mil manifestantes ocupam ruas do Centro em Greve Nacional

Militares reclamam de fala de Bolsonaro sobre usar Exército contra restrições

Policia Prende homem por trafico de drogas no Nova Esperança

Cláudio Sorocaba vai para o PSD, partido da base de Manga e Tarcísio

Bolsonaro se refere a aniversário do golpe de 64 como "dia da liberdade"