21 de Dezembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Projeto de Hélio Brasileiro proíbe inauguração de obras públicas inacabadas

Postado em: 09/10/2018

Compartilhe esta notícia:

Cida Muniz

O vereador Hélio Brasileiro (MDB) teve deliberado um projeto que proíbe a inauguração de obras públicas municipais inacabadas ou que não possam ser usufruídas de imediato pela população e dá outras providências.

Em seu artigo terceira, o emedebista coloca que “as obras públicas municipais que, embora não estejam finalizadas totalmente, mas que possam ser utilizadas, poderão ser disponibilizadas à população, vedado qualquer ato solene ou cerimonial para a entrega até sua conclusão”.

Já o artigo quarto do projeto prevê que “antes de ser realizada a inauguração da obra pública, o responsável técnico e o gestor do órgão executor deverá atestar, por escrito, que a obra encontra-se em condições de uso e segurança, tendo obedecido às exigências legais”.

Em sua justificativa, Brasileiro destaca que o projeto vem para coroar a máxima de que é natural que a inauguração de uma obra pública deva ser oferecida para a população em sua totalidade, legitimando sua expectativa.

O vereador lembra que a “prática de se inaugurar obras inacabadas ou inaptas à fruição para fins já foi vista no passado e em locais variados pelo Brasil afora, ação que torna-se alvo de críticas da população, especialistas e amplamente divulgada pela mídia. Muitas vezes, tais atos ocorrem em períodos eleitoreiros, onde se quer conquistar o eleitorado sem oferecer-lhe aquilo que realmente foi idealizado.

Há exemplos, por todo o país, de verdadeiros esqueletos de obras e serviços que não contam com material humano que foram inaugurados e hoje estão abandonados ou não cumprindo sua real finalidade. É o que se quer prevenir com o referido projeto”.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

SP estabelece critérios de auxílio-aluguel para mulheres vítimas de violência

Mão de obra e tributos são gargalos para 5G

Em dia de eleição na Câmara, Maia diz a aliados ter parecer e que avalia impeachment

Pais querem eletrônicos de presente, mas vão ganhar roupas, indica pesquisa

Bolsonaro diz ter identificado ‘movimentação incomum’ de gastos Temer

Sorocaba precisa de uma Cultura para chamar de sua - confira a coluna de José Simões