Com a realização da Black Friday, data promocional do comércio que acontece nesta sexta-feira (27), o Procon intensificou as ações de fiscalização na cidade. Somente nessa semana, 28 estabelecimentos foram notificados a prestar esclarecimentos e apresentar documentos.
Equipes de fiscalização do órgão de defesa do consumidor estão visitando lojas desde o início da semana, já que algumas anteciparam a promoção para evitar a aglomeração. Nas incursões, caso seja verificada alguma irregularidade, o responsável pelo comércio pode ser autuado e multado.
Em 2018, o Procon autuou 24 estabelecimentos nesse período e, em 2019, foram realizadas 26 operações entre lojas físicas e virtuais.
Segundo o órgão, a principal queixa apresentada pelos consumidores na Black Friday de 2019 foi o atraso na entrega dos produtos comprados pela internet. Por isso, a orientação é para que os clientes observem o prazo de entrega informado pelo estabelecimento.
Atendimento ao público
O Procon Sorocaba continua prestando atendimento descentralizado à população na unidade móvel, das 9h às 13h e nas estruturas fixas das Casas do Cidadão, das 8h às 15h. Nesta sexta-feira (27) o órgão atende na Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga.
Na segunda-feira (30), a unidade móvel estará na Praça Cel. Fernando Prestes. Na terça (01) e na quinta-feira (03), o Procon atenderá no posto fixo da Casa do Cidadão Nogueira Padilha.
Já na quarta-feira (02), o atendimento será no Procon Móvel que estará no Terminal Santo Antônio e, na sexta-feira (04), no Terminal Vitória Régia.
Os consumidores também podem se dirigir à sede do Procon Sorocaba, situada na Avenida Antonio Carlos Comitre, altura do nº 331, no Campolim. O atendimento diário é realizado das 9h às 16h. Também é possível acessar os serviços do Procon através do site: www.consumidor.gov.br.