Diante das recomendações dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para evitar a disseminação do novo coronavírus, e após relatos de agências cheias, o Procon Sorocaba iniciou nessa semana a notificação aos bancos para que propiciem ambiente seguro à saúde do consumidor.
A operação verificará quais ações têm sido adotadas pelas instituições bancárias de controle sanitário, especialmente quanto a higienização constante no ambiente. Também como é feito o controle do fluxo de pessoas e respectiva sinalização no que se refere à quantidade e distanciamento. Além de constatar se há horário específico para atendimento de pessoas idosas, ou que se encontram no grupo de risco.
O órgão informa, ainda, que os bancos têm o prazo de 10 dias para retorno. Posteriormente serão fiscalizadas pela equipe do Procon para averiguação do cumprimento das informações apresentadas e as condições dos ambientes.
Direitos
Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem direito à proteção, saúde e segurança. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa em relação ao serviço ser defeituoso, quando não fornece a segurança que o consumidor dele pode esperar.
Canais de denúncias
Reclamações: https://consumidor.gov.br/
Dúvidas e esclarecimentos: WhatsApp do Procon – (15) 99198-2958
Aplicativo: Procon Sorocaba (baixado gratuitamente no sistema Android)
Site do Procon: http://procon.sorocaba.sp.gov.br/
Redes sociais: Instagram (@proconsorocaba) e Facebook (https://www.facebook.com/proconsorocaba/)
Central de Atendimento: http://www.sorocaba.sp.gov.br/atendimento/#/Home/Solicitacao