22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Primeiro dia das campanhas de ‘pólio’ e multivacinação tem procura pequena

Agência Sorocaba
Postado em: 05/10/2020

Compartilhe esta notícia:

O primeiro dia das campanhas contra a poliomielite e de multivacinação teve pouca procura na maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), nesta segunda-feira (5). Do total de 32 UBSs, apenas as unidades Barão e Fiori tiveram uma alta procura. As campanhas vão até o dia 30 de outubro e a aplicação ocorre das 8h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são crianças a partir de um ano até menores de cinco anos (estimativa de 31.256 crianças). Já na multivacinação, serão atendidas as crianças e adolescentes com até 14 anos, 11 meses e 29 dias (estimativa de 98.198 entre crianças e adolescentes).

Responsabilidade dos pais

Francisco Augusto levou seu filho Davi, de oito anos, para se vacinar na UBS Maria do Carmo após ver a divulgação das campanhas nas redes sociais da Prefeitura de Sorocaba. “Vi pelo Facebook e já trouxe o meu filho para se vacinar. Ao verificarem a carteira de vacinação dele, confirmaram que a situação vacinal do Davi está em dia e não precisará tomar nenhuma dose nesse momento. O que vale é cumprir minha responsabilidade como pai, trazer ele até a unidade e me certificar se está tudo certo com a carteirinha”, destaca o pai.

Segundo a supervisora de imunização da SES, Ane Pontes Gomes, “os pais e responsáveis são importantes nas campanhas no processo de controle dessas doenças. Os pais devem comparecer aos serviços de vacinação com suas crianças e adolescentes, levando a caderneta de vacinação para avaliação e registro”, alerta.

Entre as vacinas disponíveis na campanha estão a BCG, de prevenção contra a tuberculose; Pentavalente, contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; Rotavírus humano, contra a diarreia; Pneumocócica 10, que protege contra a pneumonia, meningite e otite; Meningocócica C e ACWY, contra meningites; Tríplice viral, que previne contra sarampo, caxumba e rubéola; Antivaricela; Vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; Hepatite A e Febre Amarela.

‘Dia D’

Haverá o ‘Dia D’ de vacinação no dia 17 de outubro (sábado) das 8h às 17h nas UBSs. A ação tem como objetivo reduzir o risco da reintrodução do poliovírus e promover acesso às vacinas. Outra intenção é a atualização da situação vacinal e aumentar as coberturas vacinais. Além de diminuir a incidência das doenças.

 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

‘Youtuber’ morre ao pular de paraquedas e cair em fábrica de cimento

Caixa vai lançar programa de financiamentos de até R$ 2 mil

Doenças raras têm sido prioridade do governo, diz ministro da Saúde

“HumanizAção” percorre 10 pontos da cidade e acolhe 20 pessoas em situação de rua

Campanha “Maio Amarelo” chega à última semana de ações educativas

Uniten Sorocaba anuncia abertura de vagas para novos cursos através do Programa Via Rápida; veja