A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transporte e das Secretarias de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob) e de Serviços Públicos e Obras (Serpo), realiza a completa recuperação do pavimento asfáltico nos acessos e dentro dos Terminais Santo Antônio (TSA) e São Paulo (TSP), localizados na região central da cidade.
Toda a pintura de solo também está sendo refeita, inclusive nas plataformas, como forma de manter a organização das filas de embarque e desembarque nos terminais.
As intervenções tiveram início na terça-feira (20) e prosseguem por cerca de 60 dias. Os serviços já executados foram conferidos pelo prefeito Rodrigo Manga, na noite desta quinta-feira (22). Ele esteve no TSA, acompanhado dos secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Semob), Darwin José Rosa (Serpo) e Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), além dos vereadores João Donizeti e Fábio Simoa.
Ao todo, três quilômetros de vias serão recapeados, havendo a substituição da capa danificada (fresagem) e aplicação de nova camada asfáltica. A ação teve início em trechos de vias no entorno do TSA, como na Avenida Afonso Vergueiro.
“No momento, os trabalhos estão concentrados na área de acesso ao TSA, nos chamados ramos A, B e C. Depois que terminarmos essa parte, iniciaremos os serviços na área no TSP”, apontou o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico.
Pelo TSA, cerca de 50 mil pessoas passam por dia e 29 mil pelo TSP. “As obras estão sendo realizadas em parceria com a iniciativa privada, sem custo aos cofres públicos. Os pedestres e usuários dos terminais serão beneficiados com essas obras, que vão garantir uma melhor mobilidade devido à melhor qualidade do piso”, destacou o prefeito.
As obras ocorrem no período noturno, de menor movimento, como forma de não impactar no trânsito de veículos pelas vias ou no atendimento a usuários do transporte público.
Sinalização nos terminais
Paralelamente à recuperação do pavimento, teve início também a recuperação da sinalização de solo dentro dos terminais.
Marcações de fila e de distanciamento de passageiros, bem como de indicações de plataformas estão sendo refeitas ou aprimoradas, inclusive como forma de evitar aglomerações, medidas importantes, ainda mais, em época de pandemia da Covid-19.
Terminadas as melhorias nas pistas, toda a sinalização de trânsito será revitalizada, dentro e nos arredores dos terminais. Serão cerca de 2,3 mil metros metros quadrados se sinalização, tanto de pista quanto nos terminais.