Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Explosão de atendimento em casos covid faz Unimed Sorocaba suspender cirurgias eletivas

Foto: reprodução
Postado em: 22/03/2021

Compartilhe esta notícia:

A Unimed Sorocaba emitiu um comunicado informando que está com o atendimento sobrecarregado por conta da ocupação de leitos de enfermaria e UTI destinados aos pacientes com covid-19. Portanto, decidiu suspender procedimentos e cirurgias eletivos agendados, com previsão de retorno em 3 de abril. 


Na nota, a unidade afirma que: "se a situação continuar a avançar no ritmo atual, isso poderá representar que a nossa capacidade física (quantidade de leitos e equipamentos necessários), humana (limite físico e emocional dos nossos médicos e colaboradores assistenciais) e a reposição de alguns dos principais insumos (medicamentos) necessários ao tratamento dos pacientes Covid-19 estarão muito próximas dos seus limites máximos". 


76fec979-5210-4e0b-8008-472f257cd4a9

 

Leia a nota na íntegra


"Há vários dias, a imprensa tem noticiado que a nossa capacidade de leitos de Enfermaria e UTI destinados aos pacientes com Covid-19 atingiu 100% de ocupação. São dados oficiais, fornecidos pela Secretaria Municipal da Saúde e confirmados por nós.


Mesmo diante desse cenário, estávamos conseguindo manter o atendimento graças às medidas de contingenciamento que vinham sendo adotadas desde o início da pandemia, ampliadas e moldadas desde os últimos meses de 2020, quando a situação começou a se agravar. 


Infelizmente, o avanço da pandemia fez atingir o limiar máximo dessas medidas de contingenciamento, as quais, até então, dependiam somente de nós. 

De forma transparente, queremos deixar nossos clientes e a população cientes de que, se a situação continuar a avançar no ritmo atual, isso poderá representar que a nossa capacidade física (quantidade de leitos e equipamentos necessários), humana (limite físico e emocional dos nossos médicos e colaboradores assistenciais) e a reposição de alguns dos principais insumos (medicamentos) necessários ao tratamento dos pacientes Covid-19 estarão muito próximas dos seus limites máximos. 


Para evitar esse quadro, as cirurgias e procedimentos (endoscopias, hemodinâmicas, entre outros) eletivos foram suspensos neste sábado, 20 de março, com previsão de retorno em 3 de abril.


Os clientes da Unimed Sorocaba podem procurar pelos serviços de Telemedicina Adulto e Pediátrico e Agendamento Online de Consultas – o que pode ser feito via internet ou pelo telefone (15) 3333-1500.


Aproveitamos para orientar nossos clientes e a população para que:

•    só procure pelos serviços de pronto-atendimento em casos de absoluta necessidade, pois são locais de alto risco de contágio;

•    evitem acreditar somente em informações propagadas por aplicativos de mensagens ou redes sociais, pois, apesar de poderem ser bem-intencionadas, muitas vezes fogem do contexto e só aumentam a tensão do momento;

•    procurem se informar pelas fontes oficiais, como os próprios hospitais, operadoras de planos de saúde ou órgãos governamentais, além da imprensa, que se baseia em dados oficiais para divulgar a situação da pandemia.

Não é momento para pânico, mas sim para redobrar enormemente os cuidados largamente divulgados (máscara, álcool em gel e distanciamento social). É importante reforçar que a ausência de sintomas não significa que a pessoa não esteja infectada, ou seja, mesmo assintomática, ela pode infectar outros indivíduos.

Unimed Sorocaba"

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Votorantim vai colocar no fim da fila quem recusar vacina da Covid-19 para tentar escolher fabricante

Santa Casa Sorocaba assume nesta quarta gestão de hospital em Itapetininga

O Acarajé da Kátia e a Pizza do Gregório Carmona

Rock in Rio 2021 é adiado para 2022 por causa da pandemia de Covid

Prefeitura de Sorocaba interdita casa de tratamento para dependentes químicos na Zona Leste

Mais de 9 mil pessoas procuraram as UBSs no ‘Dia D’ de combate ao sarampo