A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Mobilidade (Semob), instalou, na manhã desta quinta-feira (3), um novo dispositivo delimitador de altura para a passagem de veículos grandes, sobretudo de caminhões, em pontilhão sob a via férrea, na Avenida General Osório.
O equipamento permanecerá em caráter de teste, pelos próximos 30 dias, e tem como objetivo evitar os frequentes casos envolvendo os motoristas desses veículos, que não observam a sinalização indicativa e costumam ficar travados nesses pontos da cidade.
“Trata-se de uma solução simples, de alerta aos motoristas, e que acreditamos que será muito eficaz para evitar incidentes e transtornos. Tanto é que já está sendo estudada a colocação desses dispositivos em outros pontos da cidade, como na Avenida Dom Aguirre e no cruzamento da Avenida Afonso Vergueiro com a Rua Luiz Gama”, adianta o prefeito Rodrigo Manga, que fez questão de vistoriar o novo dispositivo no local, nesta quinta-feira.
Na ocasião, o prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob) e Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), além do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sérgio Barreto. “Parte do dispositivo é móvel e serve de alerta extra ao motorista, cujo veículo, com excesso de altura, esbarra no delimitador”, explica Paschoini.
O dispositivo foi desenvolvido pela Semob e pela Urbes, possuindo também placas de regulamentação de altura. O motorista, antes de chegar até o equipamento, pode acessar uma primeira rota de saída, à esquerda. Logo em seguida, há uma segunda saída alternativa, antes do pontilhão.
“Estamos canalizando o fluxo de caminhões para descer pela Avenida General Carneiro e necessariamente fazer a passagem pelo dispositivo. Nesse sentido, o trânsito de caminhões pela Avenida Gonçalves Magalhães, agora, está desviado e placas informativas já foram instaladas na via”, complementa o secretário da Semob.
O diretor-presidente da Semob acrescenta que a instalação do dispositivo é mais uma ação preventiva e que colabora para garantir mais fluidez ao trânsito. “Havendo incidentes, há igualmente impacto no trânsito, podendo causar lentidão, além da mobilização de equipes para monitorar o fluxo de veículos e evitar novos entraves. É isso que queremos evitar”, frisa.
O novo delimitador de altura é semelhante àquele instalado provisoriamente na Avenida Itavuvu, para passagem sob o viaduto que está sendo construído para interligar as avenidas Ulysses Guimarães e Edward Fru-Fru, na Zona Norte da cidade. Este será retirado ao fim das obras, pois a altura do novo viaduto já foi projetada maior, para que não haja esse problema na passagem dos caminhões.
“O Poder Público está fazendo a sua parte e vai instalar esses delimitadores como mais um alerta em locais que já possuem sinalização de regulamentação quanto ao limite de altura dos veículos. O motorista também deve fazer sua parte e estar atento às normas no trânsito”, aponta o diretor-presidente da Urbes.
Vale destacar que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece multa de R$ 195,23 (grave) e perda de cinco pontos no prontuário do motorista, por transitar sem autorização com veículo cujas dimensões, ou de sua carga, forem superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização.
A Semob, ainda, prossegue com o serviço de revitalização da pintura dos pontilhões da via férrea, em pontos da cidade onde há passagem de veículos, sobretudo nas proximidades das Avenidas Afonso Vergueiro e Dom Aguirre.