A Prefeitura de Sorocaba deu início, na tarde desta quinta-feira (11), a uma revitalização completa do Miniterminal (Área de Transferência) de Ônibus localizado na Avenida Bandeirantes, em Brigadeiro Tobias, Zona Leste da cidade. A previsão é que a obra esteja concluída em até 60 dias, agilizando o tempo de percurso do transporte público nessa região da cidade. As intervenções não terão custo ao erário municipal, pois serão feitas em uma parceria público-privada com a empresa City Transportes.
Em ato no local, o prefeito Rodrigo Manga e o diretor acionista da empresa City Transportes, Marcos José Manzzoni Prestes, assinaram o termo de doação que viabiliza a melhoria. Também participaram os secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico – Semob), além do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Luiz Carlos Franchim; do ouvidor-geral do município, Evandro Bueno, do vereador Fábio Simoa e do representante da deputada estadual Maria Lúcia Amary, Clóvis Alberto.
A empresa doará dois novos abrigos de ônibus, os demais materiais necessários e realizará os serviços de implantação das melhorias, incluindo paisagismo. Caberá à Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) acompanhar o cumprimento das especificações técnicas e diretrizes de execução da obra, bem como implementar ações de urbanização, como pintura de gradis e ciclovias, além de capinação.
Os novos abrigos de ônibus que serão instalados contam com iluminação em LED e tomadas USB para carregamento de eletrônicos. O padrão será moderno e confortável, semelhante àqueles já operando nos Miniterminais em Aparecidinha e no Cajuru e outro em construção no Éden.
“As parcerias que estamos fazendo com a iniciativa privada, para a realização de muitas melhorias em todos os pontos da nossa cidade, têm sido uma das principais características deste Governo. Aqui mesmo, em Brigadeiro Tobias, a empresa City Transportes vai também instalar iluminação em LED na Avenida Bandeirantes e recuperar o Centro Esportivo”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.
Sistema Rápido Sorocaba
Depois que o Miniterminal Brigadeiro Tobias estiver pronto, as linhas que atendem à região passarão por reformulação de itinerário e na programação horária, visando aumentar a oferta e otimizar o percurso, oferecendo redução no tempo de deslocamento e promovendo maior conforto aos usuários. O sistema, assim como aquele adotado no Cajuru e no Aparecidinha, será composto por linhas troncais, alimentadoras e outras que se integram nas estações de transferência.
A linha principal será a T-30 Expresso Brigadeiro, circulando do bairro até a região central de Sorocaba, com veículos grandes, do tipo superarticulados e quipados tecnologicamente, com ar-condicionado, Wi-Fi e carregador de celular. Esses carros serão alimentados por veículos menores, que farão trajetos mais enxutos, pelos bairros na região, nas linhas: A30-49 – Jd. Conceição/Vila Astúrias, A30/1 – Genebra/Inhaíba, A30/2 – Tupã/Caputera, 304 – Interbairros IV – Brigadeiro/Aparecidinha e 305 – Interbairros V – Brigadeiro/Campolim.
“São passos importantes para sempre garantir mais agilidade e qualidade nos serviços prestados à população. Essas mudanças fazem parte de um conjunto de medidas para reestruturar todo o transporte público de Sorocaba. É o chamado Sistema Rápido Sorocaba. Ao todo, serão 18 Miniterminais na cidade e uma completa rede integrada de linhas aos terminais urbanos”, explicou o diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Franchin.
Sistema Rápído Rural
Urbes e Semob aproveitaram o ato em Brigadeiro Tobias para anunciar o Sistema Rápido Rural, que já está sendo realizado em fase de testes na linha 33 – Mato Dentro, até Aparecidinha. A iniciativa consiste em ônibus equipados com pneus especiais para trafegar na terra, a fim de operar com eficiência em estradas rurais do município, fazendo a ligação com os miniterminais.
“É mais uma parte dessa revolução no transporte público de Sorocaba, pois os ônibus vão transitar por estradas de terra, faça sol ou chuva. As linhas A30/1 – Genebra/Inhaíba e A30/2 – Tupã /Caputera estão entre as 15 previstas que terão essa configuração especial. Serão as duas primeiras o operar oficialmente nesse modelo, até o Miniterminal de Brigadeiro Tobias”, complementou o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.