25 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura envia segundo lote em 20 mil carnês do IPTU Complementar

Postado em: 20/08/2019

Compartilhe esta notícia:

A Secretaria da Fazenda de Sorocaba já enviou aos sorocabanos pelos Correios, o 2º lote de carnês do IPTU Complementar 2019, com aproximadamente 20 mil documentos, com vencimento em 9 de setembro. Os carnês são referentes aos imóveis que foram ampliados ou construídos, mas não informados à prefeitura. O lote atual se soma aos 9 mil já enviados no mês de maio deste ano, devem se juntar a mais 20 mil que fazem parte do terceiro lote e que serão emitidos entre o final de agosto e o começo de setembro.

O contribuinte pode pagar o carnê à vista ou em três vezes com desconto de 5%, ou ainda realizar o pagamento em até 10 vezes sem desconto. Para isso, basta acessar o endereço: http://iptu.sorocaba.sp.gov.br.

Segundo a Secretaria da Fazenda, foram identificados na cidade cerca de 60 mil imóveis em situação irregular, ou seja, construções que foram expandidas ou construídas sem que a prefeitura municipal fosse informada.

Ainda de acordo com a Sefaz, a atualização dos dados garante igualdade de direitos para aqueles que pagam o tributo real, que é revertido em melhorias à população como saúde, educação, segurança e mobilidade.

Conforme a Prefeitura, o levantamento para atualizar as áreas construídas dos imóveis foi feito em agosto e setembro do ano passado, por meio de imagens aéreas (aerofotogrametria) e terrestres (mapeamento móvel) georreferenciadas. Para complementar esse levantamento, a empresa especializada contratada pela Prefeitura também executou o mapeamento digital de ruas, lotes e edificações, através do perfilamento a laser.

Os dados produzidos foram comparados com as informações constantes no cadastro imobiliário do município e com a base cartográfica elaborada em 2006. A fiscalização é feita com base no Código de Obras do Município (Lei 1.437/1966), em seus artigos 344 e 384.

Vale ressaltar que todos aqueles que mantêm os seus imóveis sem alteração como constam na Prefeitura não serão notificados. Qualquer divergência nas informações, o cidadão deve procurar somente a Casa do Cidadão do Paço Municipal, no andar térreo, para esclarecimentos e eventuais pedidos de revisão.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Marum: Rodrigo Garcia "tem condições para chegar na eleição como favorito ao governo de SP"

Vigilância Sanitária interdita de forma total estabelecimento de estética na região central

“Gosto de causar”, diz Sabrina Sato após surgir coberta só por franjas no Rio de Janeiro

Prefeitura recebe R$ 1 milhão da Câmara para auxílio no combate ao coronavírus

Prefeitura oferece aulas gratuitas nos Centros Esportivos e espaços públicos

Com praias liberadas no feriado, litoral norte fará "blitz sanitária" com medo de Covid-19