A Prefeitura de Votorantim inaugura nesta quarta-feira (12), às 10h30, a nova Policlínica Municipal na cidade, reunindo diversas especialidades médicas, com ambulatório e realização de diagnósticos. O serviço será oferecido no prédio que seria utilizado para a UPA do Jd. Paulista, que ficou fechado e abandonado por muitos anos.
De acordo com o prefeito Fernando de Oliveira Souza, com a UPA do Jataí em operação desde dezembro do ano passado, mais o PA Central que em breve será entregue revitalizado, ambos funcionando 24 horas, a melhor opção para a administração municipal é a utilização do prédio do Jd. Paulista como uma Policlínica Municipal. "Esse é mais um compromisso cumprido com a cidade. O prédio do Jardim Paulista ficou fechado por muitos anos na gestão anterior, assim como a UPA do Jataí. A abertura desses espaços para melhor atender a saúde da população é, sem dúvidas, uma grande conquista, fruto de muito esforço", destacou o prefeito.
Conforme explica a secretária da Saúde, Rose Massa, os atendimentos serão realizados a partir de segunda-feira (17), inicialmente das 7h às 17h, com estudos para ampliação até as 19h. "Os agendamentos de consultas, exames e procedimentos serão realizados pela Central Integrada de Regulação de Vagas e, quando o paciente já estiver em tratamento, o agendamento será no próprio balcão da Policlínica", destacou.
Sobre a utilização dos prédios da UPA do Jataí e da Policlínica, o prefeito Fernando ressaltou que a implementação desses serviços só foram possíveis após diversos estudos, uma vez que, segundo ele, não basta apenas abrir as portas, pois é preciso ter planejamento para a continuar oferecendo esses atendimentos.
Assim como no caso da UPA do Jataí, o prédio do Jardim Paulista foi totalmente reformado sem custos para a Prefeitura, pois as melhorias foram realizadas por meio de parceria com a iniciativa privada. Para tanto, o espaço passou por reforma das paredes e alicerces, além de nova pintura interna e externa, bem como reparos na rede elétrica e hidráulica.
Atendimentos e especialidades
A Policlínica Municipal terá as seguintes especialidades para atendimento: cardiologia; endocrinologia adulto e infantil; cirurgia plástica; oftalmologia; cirurgia vascular; urologia; gastroenterologia; neurologia; otorrinolaringologia; pneumologia infantil; obstetrícia de risco; ginecologia especializada; ortopedia; oncologia e pediatria especializada.
O serviço também terá convênio com a Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, campus Sorocaba, no qual os médicos da faculdade realizarão consultas de dermatologia, neurologia infantil, reumatologia e gastroenterologia infantil, conforme explica a Secretaria da Saúde.
Além das agendas de atendimento médico, serão oferecidos os serviços do programa Bebê Saudável e exames de ultrassonografia, incluindo com dopler e ecocardiografia, os quais o paciente aguardava agendamento em outro município. E, para melhor acolhimento da população, a Secretaria da Saúde aumentou o quadro de colaboradores administrativos e da equipe de enfermagem.