22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Prefeitura de Sorocaba antecipa para maio segunda etapa do Mutirão da Saúde

Foto: Agência Sorocaba
Postado em: 22/04/2022

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), está antecipando, para o mês de maio, a segunda etapa do Mutirão da Saúde, envolvendo, nesta nova fase, cirurgias de catarata, vesícula e hérnia. A ação será realizada em parceria com o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) e a Santa Casa. Além dessas instituições, o atendimento com prestadores de serviços já está em processo licitatório.

 

A demanda de cirurgias oftalmológicas referentes à catarata, com 701 pessoas, será 100% atendida, zerando essa fila no município. Ainda no setor de oftalmologia, serão realizados mais 341 procedimentos médicos de estrabismo. Serão disponibilizadas igualmente, a partir de maio, cerca de 500 cirurgias para vesícula e mais de 1.000 cirurgias de hérnia.

 

As ações do Mutirão da Saúde, que tiveram início no dia 18 de fevereiro, já reduziram, ainda, para praticamente zero, a demanda de pacientes que aguardavam a litotripsia a laser (lico laser). Até o momento, foram ofertados mais de 15 mil procedimentos à população, entre consultas, exames e pequenas cirurgias, com cerca de 10.500 atendimentos. O absenteísmo médio dos pacientes é de cerca de 30%, apesar dos esforços das equipes da saúde para contatos e confirmações de agendamento.

 

Já foram tratadas no mutirão especialidades, como: oftalmologia; dermatologia; endocrinologia; cardiologia; geriatria; ortopedia; urologia; gastroenterologia e otorrinolaringologia. Também foram realizados exames, a exemplo de ultrassom, raio x e ressonância, além de pequenas cirurgias, como plástica e vasectomia. “Estamos estudando estratégias para otimizar, ainda mais, o mutirão e trazer à população mais opções de tratamento”, disse o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

 

Outra ação oriunda do mutirão é a restruturação de agendamentos de vagas estaduais, que, de forma inédita, passam a ofertar 400 exames e consultas por mês, em média, igualmente contribuindo para otimizar o atendimento na rede municipal.


“Sorocaba está vivendo um momento histórico na saúde. A atual Administração já inaugurou três PAs 24 horas, demos início ao projeto do Complexo Hospitalar e, agora, estamos atendendo a demanda da população com esse mutirão, que vai zerar as filas de consultas, exames e cirurgias na cidade”, salienta o prefeito Rodrigo Manga.

 

Mais procedimentos médicos na Santa Casa

 

Desde de 2021, quando a atual Administração assumiu a gestão pública, a população sorocabana também passou a contar com mais procedimentos médicos à disposição, todos os meses. Atualmente, são ofertados aos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), apenas por meio da Santa Casa de Sorocaba, mensalmente, 1.600 exames de raio x; 500 mamografias; 600 exames de ultrassom; 300 exames de endoscopia; 150 de colonoscopia e 100 cirurgias eletivas.

 

“O número de exames e cirurgias eletivas ofertado mensalmente para a população de Sorocaba é mais do que o dobro do oferecido em anos anteriores”, fala o presidente da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, Padre Flávio Jorge Miguel Júnior.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Obras vão interditar vias na rodovia Raposo Tavares a partir desta sexta-feira

Isolamento social em Sorocaba fica abaixo da média estadual no 1º dia da fase emergencial

Intervenção do Saae interrompe abastecimento de água em parte da Zona Norte

CPI deve convocar governador do Rio para explicar "molecagem" de passeio de moto de Bolsonaro

Caixa manda SMS a trabalhadores com saldo desatualizado do FGTS

Grupo cai com carro em barranco ao tentar fugir de abordagem policial