Morreu neste domingo (08), por volta das 22h, em decorrência de um câncer no abdômen, a prefeita de Tatuí, Maria José Vieira de Camargo (Maria José Gonzaga). Ela tinha 75 anos, deixa o marido, o ex-prefeito e ex-deputado estadual Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, duas filhas, genros e 5 netos.
O corpo da prefeita Maria José Gonzaga será velado na Paróquia e Santuário Nossa Senhora da Conceição, com previsão a partir das 9h desta segunda-feira e o sepultamento deverá ocorrer por volta do meio dia, no Cemitério Cristo Rei, em Tatuí.
A prefeita Maria José estava internada desde o último 29 de julho no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde tratava de um sarcoma de retroperitônio. Ela descobriu a doença em janeiro deste ano. Chegou a se submeter a uma cirurgia no mês de fevereiro e em seguida iniciou o tratamento médico. A partir de então, passou a despachar documentos da residência e do hospital.
Desde 5 de agosto, a prefeita Maria José estava afastada do cargo, a pedido da família e da equipe médica, por tempo indeterminado. Ofício foi encaminhado informando a Câmara Municipal de Tatuí. Assumiu o cargo o vice-prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior.
Natural de Angatuba (SP), Maria José nasceu em 10 de junho de 1946. Professora, foi empresária e dirigiu o Escritório Santa Cruz por cerca de 40 anos e filantropa. Durante 8 anos (2005/2012) dirigiu o FUSSTAT (Fundo Social de Solidariedade), na gestão do prefeito Luiz Gonzaga Vieira de Camargo.
Era filiada ao PSDB, partido pelo qual disputou e venceu duas eleições. Foi a 37º prefeita de Tatuí, eleita para o mandato 2017/2020, com 51,38% dos votos válidos, em 2016. Foi reeleita em 2020, com 58,29% dos votos válidos, para um segundo mandato, no período 2021/2024.
Foi a segunda mulher a ocupar o cargo máximo do Poder Executivo de Tatuí e a primeira eleita pelo voto popular. A primeira prefeita de Tatuí ocupou o cargo entre 1945 e 1947, foi Francisca Pereira Rodrigues, a professora Chiquinha Rodrigues (1896/1966).