O Ipa Online recebeu uma denúncia relatando problemas na estrutura física da UPH (Unidade Pré-Hospitalar) da Zona Norte de Sorocaba.
Conforme pacientes que frequentaram a unidade nesta noite de segunda-feira (12), as portas dos banheiros da unidade se encontram sem maçanetas e fechaduras. Além disso, ventiladores da UPH estão com defeito e não funcionam.
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), informou “que o ventilador estava apenas desligado, não está danificado. Sobre a fechadura, se trata de uma porta secundária do banheiro, a principal possui tranca e como entra apenas uma pessoa por vez, não há necessidade. De qualquer forma, essa porta secundária será consertada”.
As denúncias sobre falta de estrutura no prédio já foram destaque do Ipa Online. Em maio deste ano, o presidente da Câmara de Sorocaba, vereador Fernando Dini (MDB), informou que iria apurar casos de ausência de médicos e medicamentos na UPH atualmente terceirizada e administrada pelo Instituto Diretrizes.
À época, os munícipes apontaram o número insuficiente de profissionais da área, falta de medicação, a demora excessiva no atendimento e as falhas constantes no procedimento de cadastro e recepção da população atendida.