22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Polícia Civil de Sorocaba deflagra operação em combate ao

Postado em: 12/02/2021

Compartilhe esta notícia:

A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC), deflagrou nesta manhã de sexta-feira (12) a operação denominada "Artificium", com o objetivo de desarticular uma organização criminosa voltada ao cometimento de estelionatos e lavagem de dinheiro.


Nesta manhã foram cumpridos 12 mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão nos municípios da capital, Barueri e Bragança Paulista. Até o momento, não há informação de quantas pessoas foram presas.

O trabalho de investigação teve início após alguns casos relacionados com o denominado “golpe do motoboy”, o qual consiste no recebimento de ligação telefônica de pessoa que se passa por colaboradora de instituição bancária informando que o cartão da vítima, em regra pessoa idosa, foi clonado, consequentemente gerando nervosismo. Em  seguida, o agente criminoso informa que um colaborador irá até casa da pessoa para retirar o cartão, a fim de que seja realizado o bloqueio e evitar que ela sofra prejuízo econômico; no entanto, com o cartão nas mãos, criminosos realizam os saques possíveis, bem como simulam compras por meio de pagamento com o referido cartão, passando em maquininhas de supostos lojistas. 

Após meses de investigação, a DEIC de Sorocaba conseguiu identificar os agentes de todos os núcleos da organização criminosa, dentre eles o motoboy, os supostos comerciantes que autorizam a utilização de máquinas de cartão, a central telefônica que realiza os contatos e as pessoas que lavam o dinheiro obtido de origem espúria.



 

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Estudantes usam cocô de cachorro para criar tijolo ecológico nas Filipinas

Boituva recebe 36ª edição do campeonato de balonismo

Pandemia faz aumentar profissionais em tecnologia e diminuir em mídia

"Quero ser petista com o mesmo orgulho com que sou gay", diz Jean Wyllys na filiação ao PT

Polícia prende 10 pessoas envolvidas com desvios de insumos hospitalares para revenda

Sem ter sido investigado, Glenn Greenwald é denunciado sob acusação de hackear a Lava Jato