22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Pix poderá ser usado para recolhimento do FGTS

Foto: Agência Brasil
Postado em: 23/10/2020

Compartilhe esta notícia:

O Banco Central (BC) anunciou ontem (22) que o Pix, novo sistema de pagamento instantâneo, poderá ser usado para o recolhimento de contribuições ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

 

As informações são da Agência Brasil.

 

Na abertura da 11ª reunião plenária do Fórum Pix, transmitida hoje pela internet, o diretor de Organização do Sistema Financeiro e de Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello, informou que foi feito um acordo de cooperação técnica com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho para permitir o recolhimento do FGTS. “Esse acordo com a secretaria tem como objetivo viabilizar o Pix como uma opção para o recolhimento de contribuições ao FGTS e da contribuição social a partir do lançamento do FGTS Digital, previsto para janeiro de 2021”, disse o diretor.

 

O sistema FGTS Digital será uma plataforma que vai centralizar a arrecadação, apuração, lançamento e cobrança. Segundo o Ministério da Economia, a expectativa é que a nova plataforma permita o acompanhamento virtual das contribuições pelas empresas, por meio do sistema digital de informações trabalhistas e previdenciárias em desenvolvimento pelo governo federal.

 

Segundo o diretor, essa possibilidade traz competição ao sistema financeiro, ao permitir que qualquer instituição participante do Pix possa efetivar o pagamento do FGTS ou da contribuição social, sem a necessidade de estabelecimento de convênios bilaterais.

 

De acordo com o chefe da Divisão de Fiscalização do FGTS da Subsecretaria da Inspeção do Trabalho, Audifax Franca Filho, o pagamento pelo Pix vai reduzir os custos para as empresas, que em 2019, emitiram 70 milhões de guias de recolhimento. “É certo, oportuno e um dos alvos do nosso projeto de impacto na redução de custo. Os custos estariam diretamente associados, em princípio, às tarifas de arrecadação”, disse.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

"Bandido que levantar arma para polícia vai levar bala", diz governador Rodrigo Garcia

Bandido que consta em lista de mais procurados do Brasil é preso em Votorantim

Coreia do Sul aprova lei que proíbe consumo e venda de carne de cachorro

PM prende, em Piedade, acusado de ter matado metalúrgico sorocabano em 2018

STJ decide que Lei Maria da Penha é aplicável para mulheres trans

Prefeitura realiza manutenção na ciclovia da Dom Aguirre