Uma pedestre sorocabana filmou parte de uma calçada que foi bloqueada por meio de gradis* (espécie de gradeamento baixo) instalados pela prefeitura na avenida Ramo C, localizada entre a rua Comendador Oetterer e avenida Dr Luiz Ferraz de Sampaio Júnior.
Durante o caminho, enquanto grava, ela mostra o trecho da calçada indisponível. A mulher então é obrigada a continuar o trajeto em parte da rua, correndo o risco de atropelamento. "Está fechado para o pedestre, ó. Estou andando pelo meio-fio. Não posso andar por aqui [filma a calçada], porque está fechado. Um absurdo isso. Tenho que andar na rua", reclama ela.
Gradis* é o plural de gradil, que significa grade baixa; cerca.
Assista o vídeo
Resposta da Urbes
O Ipa Online questionou a prefeitura a respeito da instalação de gradis neste trecho. Sobre o gradil existente na continuidade da Rua Araçoiaba (Ramo C do Terminal Santo Antonio), a Urbes – Trânsito e Transportes informou "que o dispositivo instalado da forma como está visa justamente impedir a circulação de pedestres naquela calçada, visto que ela não oferece condições de segurança adequadas para caminhar pois, mais a frente, leva ao muro de um imóvel. O local também é utilizado como área de serviços de lojas que fazem fundo com essa via. Ao utilizar a outra calçada existente no lado oposto, os pedestres contam com infraestrutura que dão condições adequadas de circulação, visto que há faixa de pedestre para acessá-la".