A Arquidiocese de Sorocaba, por meio do arcebispo Dom Julio Akamine, divulgou uma carta aberta para avisar aos fiéis que, devido à pandemia de coronavírus, a 122ª Romaria de Aparecidinha, prevista para 12 de julho, está adiada sem previsão ainda nova data para ocorrer.
"Exatamente para continuarmos o nosso combate à pandemia, a 122a. Romaria de Aparecidinha, prevista para o dia 12 de julho de 2020, está adiada para outra data a ser ainda estabelecida. A nossa confiança em Deus e na intercessão da Mãe de Deus permanece a mesma, mas muda o nosso modo de exprimi-la", afirma o arcebispo em nota.
Conforme a decisão, "o adiamento é necessário a fim de evitar que a própria Romaria seja causa de disseminação do coronavírus Covid-19 e também porque não é possível preparar a infraestrutura necessária para esse grande evento".
Assim que as condições se tornarem mais favoráveis, a nova data será comunicada.
"Pedimos que todos os romeiros de Aparecidinha se unam na mesma oração para suplicar mais intensamente ainda pelo fim desta pandemia", finaliza Dom Julio Akamine.
Confirma abaixo a nota na íntegra
"Caros fiéis da Arquidiocese de Sorocaba
Caros devotos de Nossa Senhora Aparecida
Sorocaba, 12 de junho de 2020
A Romaria de Aparecidinha surgiu há mais de 120 anos como súplica dos católicos à intercessão de Nossa Senhora Aparecida pelo fim da epidemia que matava muitas pessoas de Sorocaba e Região. Monsenhor João Soares, que foi vítima daquela epidemia, tomou a decisão de levar, todos os anos, a imagem de Aparecidinha da Catedral Metropolitana para a Capela do Bairro, que tem o mesmo nome, no segundo domingo de julho e de trazê-la de volta, no dia primeiro de ano, para a Catedral de Sorocaba. Pela intercessão de Nossa Senhora Aparecida, Deus afastou de Sorocaba e de seus habitantes o flagelo da epidemia.
Neste ano, vivemos um sofrimento semelhante.
Exatamente para continuarmos o nosso combate à pandemia, a 122a. Romaria de Aparecidinha, prevista para o dia 12 de julho de 2020, está adiada para outra data a ser ainda estabelecida. A nossa confiança em Deus e na intercessão da Mãe de Deus permanece a mesma, mas muda o nosso modo de exprimi-la.
Este adiamento é necessário a fim de evitar que a própria Romaria seja causa de disseminação do coronavírus Covid-19 e também porque não é possível preparar a infraestrutura necessária para esse grande evento.
Assim que as condições se tornarem mais favoráveis, será comunicada a nova data da 122a. Romaria de Aparecidinha.
Pedimos que todos os romeiros de Aparecidinha se unam na mesma oração para suplicar mais intensamente ainda pelo fim desta pandemia.
Com minhas orações,
+Julio Endi Akamine
Arcebispo"