22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Pandemia afeta 66% do orçamento próprio de Sorocaba, diz Prefeitura

Agência Sorocaba
Postado em: 14/05/2020

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura de Sorocaba divulgou nesta quinta-feira (14) o cenário financeiro alarmante causado pela pandemia do novo coronavírus na cidade. De acordo com o o secretário da Fazenda de Sorocaba, Fábio Martins, a queda na arrecadação já afeta 66% do orçamento do município.

Em sua apresentação, o secretário expôs a situação financeira do município. Ele avaliou que os impactos na arrecadação dos impostos municipais e estaduais são "extremamente danosos" por conta da pandemia. Fábio Martins frisou que a queda na arrecadação dos impostos já afeta 66% do orçamento do município, principalmente na questão dos recursos fonte 1, que são da própria Prefeitura de Sorocaba. 

"Por isso, é fundamental que os municípios possam vir a contar com ajuda financeira do governo estadual e também da União. Para se ter ideia, em relação à arrecadação com o ISS, as emissões das notas fiscais, por conta do fechamento do comércio, caíram de 678 mil para 320 mil, ou seja, queda de pouco mais de 50%", disse.

Segundo o secretário, as quedas na arrecadação de impostos como IPTU, ITBI e ISS, por exemplo, estão altas e impactando a previsão orçamentária da cidade. No caso do IPTU, por exemplo, a queda na arrecadação está em 14% e do ITBI (transações imobiliárias) em 39%. O secretário também destacou que a queda referente aos repasses do ICMS já chega a 35%.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Polícia Civil apreende 2,1 milhões de maços de cigarro contrabandeados em Sorocaba

Ônibus Azul e Rosa atendem na Policlínica até o fim de novembro

Quero ver Moro discursando num carro de som, ironiza Bolsonaro

Homem pelado aparece em conferência virtual entre Bolsonaro e empresários

Mulheres continuam maioria na contratação de microcrédito para abrir ou ampliar negócios em Sorocaba

Desempenho da região nas exportações do estado de São Paulo cresce quase 60% em 2022