O gestor da Irmandade Santa Casa Misericórdia de Sorocaba, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, criticou o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, feito em rede nacional na última terça-feira (24), no qual o chefe do Executivo pede isolamento parcial da população diante da pandemia de coronavírus.
Em tom de perplexidade, o padre, diferentemente do presidente, defende a continuidade do isolamento da população para evitar propagação da doença.
O discurso do padre foi feito durante esta quinta-feira (26), durante entrevista ao vivo por telefone no Jornal da Manhã, da Jovem Pan Sorocaba.
"Eu o ouvi com muita indignação e perplexidade. As palavras de uma autoridade, pessoa pública, devem ser comedidas. É diferente falar em um churrasco, pizzaria e em rede nacional. As palavras [do presidente] são irresponsáveis. Logicamente que o Brasil não pode parar, tem de crescer. Mas há um equívoco grave de que tem de ter uma quarentena horizontal", opinou.
O gestor da Santa Casa defendeu o cuidado com os idosos e ação de quarentena para evitar o contágio do Covid-19. "Só na cidade de são paulo há 4 milhões de idosos. sorocaba deve ter aproximadamente de 130 mil a 160 mil idosos. Não há como ter leitos para atender uma massa tão grande de pacientes".
Já quanto ao atendimento no hospital, o padre informou que estão sendo preparados leitos para atender especificamente pacientes com coronavírus. Eles devem ficar prontos semana que vem.