Para ressignificar a memória de quem partiu, empresa cria obra de arte em homenagem aos entes queridos
A OSSEL Assistência em Sorocaba e Votorantim, cidades do interior de São Paulo, neste Finados, 2 de novembro, realiza mais uma vez a celebração da data com o Projeto Memórias Vivas. Este ano, a empresa irá criar uma obra de arte em homenagem aos entes queridos, simbolizando o amor eterno. A obra de arte em Sorocaba, intitulada como “O amor vai além do tempo”, vai ser construída com papéis (em formato de ampulheta) escritos com os nomes dos entes queridos, depositados em uma ampulheta de vidro. Já em Votorantim, um quadro com nomes escritos em coração, “A união do inseparável, o Amor.”
A construção de ambas as obras acontece com cada participante escrevendo o nome do seu ente querido em um papel e depositando dentro do espaço, dando forma a obra de arte. “Ao término da campanha, cerca de 8 mil nomes fazem parte da arte final, que ficarão expostas durante o ano como forma de homenagem nas unidades de velório da OSSEL Assistência”, sinaliza Eduardo Barros, Diretor Comercial Corporativo da OSSEL Assistência, de Sorocaba e da região do Grande ABC.
Ao longo do dia 2, no sábado, uma equipe de 42 colaboradores da OSSEL Assistência se dividem para receber as pessoas em cada um dos cemitérios das cidades – das 8h às 16h. Os locais contam com tendas da saúde, projeto feito em parceria com a prefeitura local, onde os familiares podem aferir pressão arterial e medir a glicemia. Neste mesmo dia, a equipe OSSEL distribui uma planta suculenta aos familiares que forem aos cemitérios. “É uma forma de carinho e de ressignificar a dor da saudade. Fazemos questão desse cuidado todos os anos. Além de toda a estrutura, a cãolaboradora de acolhimento Nala estará itinerante, passando pelos cemitérios com o objetivo de levar conforto e carinho às famílias”, sinaliza Luana Barros, Diretora Administrativa da OSSEL Sorocaba.
Outra iniciativa da OSSEL Assistência para o Dia de Finados é a apresentação de uma peça teatral no Colégio Objetivo Portal, localizado em Sorocaba, no dia 1º de novembro, sexta-feira. Intitulada como "O jardim das memórias", a apresentação, que acontece no teatro da unidade escolar, fala sobre o luto e as boas memórias e busca resgatar tradições, de uma forma lúdica e acolhedora diante da narrativa entre flores e o jardineiro. “Ao fim, cada um dos 200 alunos dos períodos da manhã e tarde recebem um kit plantio com vasinho, terra, pá e sementes de girassol para plantarem em família, mostrando que uma árvore plantada sempre dá frutos e boas lembranças”, explica Luana. “O girassol foi a planta escolhida por um motivo muito especial, sempre busca a luz”, completa a diretora administrativa.
O projeto Memórias Vivas já vem ocorrendo na empresa há alguns anos e a cada Finados, vem inovando com subtemas, de acordo com a cultura local e propósitos da marca. Isso porque existem diversos rituais no Dia de Finados no mundo inteiro, embora cada cultura e religião tenha suas particularidades, em geral é o dia de relembrar e com isso, homenagear quem já partiu. Dia de ativar as memórias e dizer que relembrar é como viver duas vezes. O objetivo da OSSEL é tornar, com todo respeito e carinho, esse momento menos doloroso, trazendo ações que remetem às melhores lembranças.