A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), realizou entre ontem e hoje (sexta-feira, dia 10) a chamada operação “Olho Vivo”. O objetivo da ação foi identificar veículos com débitos administrativos com o Estado, principalmente em razão de infrações de trânsito, e retirá-los de circulação. Na operação realizada hoje (sexta-feira), foi identificado um Clio prata, 2001, com cerca de R$ 100 mil em multas. Pela tabela Fipe, o valor estimado do carro é de cerca de R$ 10 mil. O veículo foi apreendido e retirado de circulação das ruas da cidade.
O trabalho de fiscalização é realizado a partir do sistema de videomonitoramento que compõe a chamada “Muralha Eletrônica”, que monitora os acessos e principais ruas e avenidas de Sorocaba. O resultado da operação realizada ontem (9) foi a autuação de 31 veículos por algum tipo de infração. Hoje, entretanto, durante a operação os agentes públicos envolvidos identificaram e conseguiram apreender o Clio, de ano 2001, com o grande volume de multas acumuladas. O veículo foi abordado na Avenida Santa Cruz.
Realizada pela Sesu, por meio de sua Divisão de Operação e Inteligência, a operação é uma ação integrada que envolve a Guarda Civil Municipal, a Urbes – Trânsito e Transportes e a Polícia Militar.
De acordo com o secretário de Segurança e Defesa Urbana, Marcos Mariano, a proposta da operação “Olho Vivo” é identificar condutores que estão circulando pelas ruas da cidade sem qualquer responsabilidade ou compromisso com a segurança viária e tirar de circulação os seus veículos.” Para o prefeito em exercício, Fernando Dini, toda ação que vise melhorar a segurança do trânsito na cidade precisa ser incentivada, até como uma forma de educar para a importância de se dirigir sempre de forma prudente e segura.