16 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Bolsonaro avalia cancelar participação em debate da Fiesp

Foto: divulgação
Postado em: 03/08/2022

Compartilhe esta notícia:

Julio Wiziack, Marinna Holanda e Matheus Teixeira, FOLHAPRESS


O presidente Jair Bolsonaro (PL) avalia cancelar sua participação em debate promovido pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) previsto para a próxima quinta-feira (11), em que seria discutido seu plano de governo, caso seja eleito.


A data é a mesma em que está prevista a leitura de dois manifestos na Faculdade de Direito da USP em defesa da democracia, um organizado pela própria Fiesp e com apoio de outras entidades da sociedade civil, e outro articulado por ex-alunos da universidade, intitulado "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito".


Segundo assessores, Bolsonaro não quer ir ao "Encontro com Candidatos à Presidência: Diretrizes prioritárias do governo federal (2023-2026)", que já sabatinou, nesta segunda-feira (1º), Simone Tebet, candidata do MDB ao Planalto, e receberá o ex-presidente Lula (PT) na próxima terça-feira (9).


Inicialmente, o presidente confirmou presença para a sexta-feira (12), mas pediu para anteciparem para a quinta-feira (11), dia em que ele tem um jantar com empresários organizado pelo grupo Esfera Brasil.


Nos bastidores, no entanto, dirigentes da Fiesp comentam que a transferência da sabatina teve como objetivo desviar a atenção da leitura dos manifestos.


A carta organizada por ex-alunos já conta com mais de 661 mil assinaturas. O documento da Fiesp, por sua vez, teve apoio de entidades setoriais, como a Febraban, a federação dos bancos, e representantes da sociedade civil.


A antecipação da sabatina com Bolsonaro para o dia 11, contudo, não conta com apoio da campanha. Para ela, a participação do mandatário pode acabar sendo um desastre, porque será difícil competir com a magnitude da manifestação na USP.


O presidente corre ainda risco de ser alvo de manifestações na porta de seu evento.


Ainda que uma ala do entorno de Bolsonaro tente minimizar o apoio do empresariado à carta pró-democracia, a maioria reconhece que o sinal não é positivo para a campanha.


Nos últimos dias, integrantes da equipe de reeleição do chefe do Executivo buscaram culpados para o amplo apoio à carta. O primeiro alvo foi Paulo Guedes, ministro da Economia, que deveria ter interlocução com banqueiros.


Os presidentes do Banco do Brasil e da Caixa, Fausto Ribeiro e Daniella Marques, também foram alvo de críticas. Uma ala da campanha acredita que eles deveriam ter impedido a Febraban de subscrever o manifesto, ameaçando, inclusive, deixar a federação caso aderissem -o que não ocorreu.


Os dois bancos públicos foram voto vencido na Febraban e não aderiram à carta de teor crítico ao governo.


Independente disso, a leitura agora é que, para rebater o movimento e se aproximar do empresariado novamente, o presidente não deveria tentar competir com o evento da USP. Por isso, aliados querem que Bolsonaro mude mais uma vez a data do evento da Fiesp.


Bolsonaro foi aconselhado por assessores a trocar essa pauta com resultados negativos para sua imagem na federação por outra mais positiva.


No mesmo dia, o Ministério das Comunicações vai promover em São Paulo um evento com o ministro Fábio Faria para falar da chegada do 5G na capital.


O serviço terá sua estreia na maior cidade do país nesta quinta-feira (4). O presidente, no entanto, não pode comparecer devido a restrições impostas pela legislação eleitoral.


Apesar de não poder fazer propaganda para Bolsonaro com a telefonia de quinta geração, Faria vai defender o serviço, que chegou ao país graças a seu esforço para realização do leilão no final do ano passado, contrariando planos das operadoras, que queriam mais tempo para investir em uma nova rede.


Além disso, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo, Bolsonaro deve ainda ser convidado na Fiesp a assinar o manifesto em defesa da democracia encabeçado pela instituição, como já fizeram outros presidenciáveis.


Bolsonaro já disse para integrantes de sua equipe que, devido à sua conotação política, não pretende assiná-lo -o que pode causar mais danos ao presidente.


A participação do presidente no evento da Fiesp ainda consta na agenda oficial, segundo assessores. A federação disse, por meio de sua assessoria, não ter sido informada sobre um possível cancelamento.


Os encontros com candidatos estão sendo realizados na sede da Fiesp, e os políticos foram convidados a participar de um diálogo com diretores, conselheiros, sindicatos e associados das entidades sobre propostas para o Brasil.


O chefe do Executivo criticou o manifesto da Fiesp durante sua live, na semana passada, alegando ter conotação política.


"Uma nota política eleitoral que nasceu lamentavelmente na Fiesp em São Paulo. Se não tivesse o viés político nessa nota, eu assinaria. Sem problema nenhum", disse, durante sua transmissão semanal.


"Claramente que é contra a minha pessoa, que é favorável ao ladrão, não vou falar quem é esse ladrão."


O presidente da Fiesp, Josué Gomes Monteiro, é filho de José Alencar, vice do ex-presidente Lula durante os dois mandatos.


Nesta terça-feira (2), Bolsonaro chamou e "cara de pau" e "sem caráter" quem assinou o manifesto pró-democracia organizado pela USP.


"Esse pessoal que assina esse manifesto é cara de pau, sem caráter, não vou falar outros adjetivos, porque sou uma pessoa bastante educada", disse o mandatário, em entrevista à Rádio Guaíba.


As iniciativas pró-democracia ganharam força após o presidente realizar, em 18 de julho, encontro com embaixadores lotados em Brasília para expor mentiras acerca das urnas e do processo eleitoral, repetindo argumentos já descartados após sua exposição em uma live no ano passado.


Com a proximidade do calendário eleitoral, o presidente tem retomado e intensificado declarações golpistas e de contestação à credibilidade das urnas.


Durante a convenção nacional do PL em que foi oficializado candidato à reeleição, Bolsonaro convocou seus apoiadores para irem às ruas "uma última vez" no 7 de Setembro e dirigiu seus ataques a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).


Bolsonaro está 18 pontos atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com o último Datafolha. O atual mandatário tem 29% das intenções de voto, contra 47% do petista.


Em 2020, Bolsonaro participou de manifestações que defendiam a intervenção militar -o presidente é um entusiasta da ditadura e de torturadores. Nos atos de raiz golpista de 7 de Setembro do ano passado, o presidente ameaçou o STF e exortou desobediência a decisão da Justiça.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Receita: Bolo de Fubá

Parlamento Europeu recusa acordo UE-Mercosul devido à ‘política ambiental de Bolsonaro’

Sorocaba prorroga Campanha de Multivacinação até 30 de novembro

Figurante de ‘O Sétimo Guardião’ morre após passar mal em gravação da novela

Santa Casa precisa de água de coco para pacientes oncológicos; saiba como doar

Governo adia lançamento de programas sociais e medidas econômicas