A “Operação Agências Bancárias 2021”, realizada pelo Procon de Sorocaba, identificou inconformidades em 18 estabelecimentos do ramo na cidade, em ação que ocorreu de 9 a 30 de abril. Ao todo, 52 agências foram fiscalizadas pelo órgão, vinculado à Secretaria Jurídica da Prefeitura de Sorocaba, com o objetivo de apurar casos de demora no atendimento aos munícipes e outras questões.
Entre as inconformidades encontradas pelos fiscais do órgão de defesa do consumidor, havia situações, como: tempo para iniciar atendimento acima do permitido (cinco agências); fila de consumidores aguardando atendimento fora da agência (15 agências) e ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) disponível ao público para eventual consulta (duas agências).
“Essas 18 agências apresentaram, pelo menos, uma inconformidade e todas aquelas, em que se identificou tempo para iniciar atendimento acima do permitido, serão autuadas”, destacou a superintendente do Procon, Cristiane Bonito Rodrigues. As 15 agências onde havia fila de consumidores do lado de fora do estabelecimento também foram notificadas a prestar esclarecimento, além de apresentar planos de melhorias no atendimento.
A superintendente do Procon explica que o tempo máximo tolerado de espera é de 15 minutos, em dias normais, e 30 minutos em vésperas ou pós-feriados prolongados, dias de pagamentos dos funcionários públicos, vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimento de tributos municipais, estaduais e federais.
Durante a “Operação Agências Bancárias 2021” foram averiguados: o tempo para iniciar o atendimento após a emissão de senha, a quantidade de caixas eletrônicos, guichês de caixa e atendentes de mesa disponibilizados, bem como a verificação de clientes aguardando atendimento do lado de fora das agências.
Planos de Melhorias
Para amenizar o desconforto e diminuir o tempo de espera dos consumidores que aguardam atendimento do lado de fora das agências, alguns planos de melhorias foram apresentados e implementados. O destaque fica por conta da instalação de tendas, em frente às agências, e a intensificação da triagem, para direcionar mais rapidamente e corretamente os consumidores para o serviço desejado.
Diferentes ações de melhorias foram adotadas após a Prefeitura de Sorocaba realizar reunião com representantes de agências bancárias da cidade. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) se comprometeu a adotar medidas complementares, as quais foram implantadas em parceria com a Administração Municipal, para buscar melhorias no atendimento aos clientes e evitar filas.
“Apesar dessa união de esforços, ainda houve algumas inconformidades. Essa operação de fiscalização é um meio de garantir atendimento mais humanizado aos cidadãos que buscam presencialmente os bancos”, complementou a superintendente do Procon.
O consumidor que identificar ou suspeitar de alguma medida não conforme, pode acionar o Procon, por meio do WhatsApp: (15) 99198-2958.