21 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

OMS se desculpa por controvérsias em pesquisas sobre hidroxicloroquina

Jovem Pan News
Postado em: 05/06/2020

Compartilhe esta notícia:

Jovem Pan News

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu desculpas nesta sexta-feira (5) pela controvérsia gerada com o posicionamento da entidade em relação a pesquisas sobre a eficácia da hidroxicloroquina no tratamento da Covid-19.

“Nos desculpamos coletivamente pela imagem de confusão que os estudos podem dar, mas é preciso seguir evidências científicas e garantir que as pessoas que entram nestes testes clínicos o façam de forma segura, que se dê prioridade ao bem-estar delas”, disse o diretor-executivo para Emergências da OMS, Mike Ryan, em entrevista coletiva.

Ryan deu a declaração no mesmo dia em que a Universidade de Oxford anunciou o fim das pesquisas com hidroxicloroquina em pacientes britânicos, ao determinar que não produzia benefícios visíveis nos tratamentos.

Pesquisa polêmica e testes da OMS
A OMS havia interrompido na semana passada os estudos que conduzia, depois que a revista científica “The Lancet” apontou aumento do índice de mortalidade em pacientes que eram submetidos à terapia com o medicamento.

A agência, no entanto, retomou as atividades depois que três dos quatro autores do texto se retificaram e pediram a retirada do material do ar.

“Acontece muito raramente, mas quando uma publicação identifica que um artigo é questionável, faz o correto ao retirá-lo”, explicou o diretor-executivo.

A chefe de estudos científicos da OMS, Soumya Swaminathan, afirmou ainda que dados contraditórios em pesquisas paralelas sobre um mesmo tratamento é “algo normal”, mas, no caso da hidroxicloroquina, o caso está sendo acompanhado mais de perto pela opinião pública, devido à pandemia.

“É um processo científico habitual, obter diferentes resultados, em diferente testes. A comunidade científica, normalmente, requer mais de um teste para confirmar os efeitos.”

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ex-ministro da Saúde alerta para perigo de agrotóxicos na água de Sorocaba

Baixada Santista anuncia que vai fechar praias no Ano-Novo para evitar aglomeração e Covid-19

Campanha do Agasalho já arrecadou 4.300 peças em Sorocaba

Moro vive dilema e corre risco de autoincriminação se apresentar provas contra Bolsonaro

Governo tenta votar projeto que abre caminho para conta em dólar no Brasil

Empresário encontra TV furtada de seu bar em site de venda e aciona PM