Por Vanderlei Testa
Era fim de noite da quarta-feira, 5 de junho, fomos saindo de um encontro de casais das Equipes de Nossa Senhora no lar de Brasília e Armando. Em casa o jogo do Brasil segue já no final do primeiro tempo. Intervalo e um olhar nas notícias do Facebook. Parei e respirei fundo.
A nota sobre o falecimento do amigo Neto do Buffet Balaio tocou fundo a minha palpitação naquele momento. Fui em busca de mais informações e estava lá na sua página a confirmação nas palavras dos filhos e sobrinhos.
O João Ribeiro Chaves Neto partia nesta noite fria em meio a muitas manifestações de espanto de seus amigos. A vida do Neto que acompanho a muitas décadas é intocável. Com a Zaira construiu uma família que emanava amor sem limites. Era simples e generoso. Voz mansa e de um espírito acolhedor. O trabalho que escolheu era o das festas para servir eventos e casamentos. Fez também o casório da minha filha Camila numa noite repleta de alegria.
Um dia distante na década de 80 Neto e sua equipe assumiu um desafio na empresa Siderúrgica Aparecida onde trabalhei. Realizou um churrasco para mais de cinco mil pessoas como se fosse para uma família. Foi maravilhoso o serviço e atendimento.
Cumprimentei o Neto e Zaira muitas vezes nestes anos pelo carisma demonstrado de uma atividade tão complexa como o da alimentação e organização de Buffet. Cada detalhe sempre foi exageradamente minucioso para o Neto. Um ser humano que soube agregar a amizade pura de coração. Uma alma santa no olhar aos mais pobres. Sempre estendeu suas mãos aos necessitados.
É com muita saudade que revi as fotos e sentimentos expressados as dezenas nas páginas das redes sociais. Este dia 6 ficou triste aqui em Sorocaba. Neto você ainda tinha muito a realizar, abraçar seus filhos, carregar os netos, ficar de mãos dadas com a Zaira no final da festa e dizer um ao outro: mais uma celebração feita com carinho e dedicação de todos que pertencem à família Balaio. “Os noivos e convidados saíram felizes”. “Isso é o mais importante”, diziam sorrindo pela missão cumprida com amor.
Neto, você nasceu apenas 10 dias antes do meu aniversário. Somos de aquário e da mesma geração de amigos que nasceram enxergando o mundo do amanhã. Vá em paz e saiba que valeu a sua existência na plenitude de cada segundo do tempo em que viveu.
A quinta-feira, 6 de junho de 2019, no calendário do divino, entre os justos e abençoados, ganha um nome especial: João Ribeiro Chaves Neto, escrito entre os anjos do céu.
Vanderlei Testa é jornalista e publicitário