22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

O DEDA QUESTÃO: Comando estadual da Regional da Saúde deve ser modificado

Postado em: 22/08/2018

Compartilhe esta notícia:

O DEDA QUESTÃO

A indicação da médica Paula Duarte, coordenadora da Central de Regulação de Vagas da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sorocaba, está sendo articulado para ela assumir o comando do Departamento Regional de Saúde (DRS-16), órgão do governo do Estado de São Paulo responsável por coordenar as atividades da Secretaria de Estado da Saúde no âmbito regional e promover a articulação intersetorial, com o comando dos municípios e demais organismos da sociedade civil.

Nos últimos 20 anos, quem está nessa função é a médica Silvia Maria Ferreira Abrahão, bastante ligada ao PSDB. Como o governador é do PSB, apesar de sua ligação com o candidato a presidente Geraldo Alckmin, a mudança é tida como normal nesse momento.

Paula Duarte chega ao cargo a pedido da secretária da Saúde da Prefeitura de Sorocaba, advogada Marina Elaine Pereira, feito diretamente ao governador do Estado de São Paulo, Márcio França, durante encontro ocorrido na última semana de julho no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo (foto).

O encontro da secretária com o governador foi resumido, à época, pela secretaria de Comunicação, como sendo “mais um empenho da secretária em buscar melhorias à saúde de Sorocaba”, onde foi “reforçada a solicitação para o aumento do Teto Financeiro do Credenciamento de Serviços de Cardiologia, Ortopedia – Alta Complexidade e Oncologia. A secretária também pediu para mais doses do medicamento Tamiflu (Oseltamivir), utilizado no tratamento de Síndrome Respiratória Aguda Grave”.

Mas, na oportunidade, apesar de ser responsável apenas pela saúde da cidade de Sorocaba, Marina Elaine explicou ao governador que muitos municípios da região necessitam de procedimentos que não possuem referência, como os casos das cirurgias; biópsias e exames. Ao governador, a secretária explicou que essas carências poderiam ser melhor resolvidas se o comando regional estivesse a cargo de alguém afinado com a sua gestão aqui em Sorocaba para dar fluxo às necessidades.

O governador Márcio França gostou da ideia, a secretária indicou o nome de Paula Duarte com o aval do prefeito Crespo e a nomeação está bastante bem encaminhada.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Sem provas, Bolsonaro associa Lula a narcotráfico em entrevista a TV italiana

Trenzinho da Alegria é atração de Natal no Centro de Sorocaba

Preço de vacina para covid-19 para uso emergencial não será regulado

Prefeitura retira mais de 280 m3 de materiais descartados irregularmente

Bebê em isolamento por coronavírus foi atendido em hospital particular de Sorocaba

Acordo prevê reestruturação do Cadastro Único