22 de Novembro de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Número de estupros de LGBTQIA+ cresceu 88% em 2021

Foto: Agência Brasil
Postado em: 29/06/2022

Compartilhe esta notícia:

Os crimes de estupro contra a população LGBTQIA+ cresceram 88,4% entre os anos de 2020 e 2021, revelou nesta semana o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, documento elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

 

As informações são da Agência Brasil.

 

Em números absolutos, o registro dos estupros passou de 95 notificações em 2020 para 179 no ano passado. O número real de casos, no entanto, deve ser ainda maior porque foram computadas apenas as informações fornecidas pelas secretarias de Segurança Pública estaduais e pelas polícias.

 

O balanço, por exemplo, não computa dados de estados como São Paulo, Bahia, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro, que não forneceram ou não dispõe de informações detalhadas sobre o tema. Além disso, há que se considerar também a subnotificação dos casos já que muitas pessoas não registram a violência das quais foram vítimas.

 

Na contramão dos dados nacionais que revelaram queda no número de mortes intencionais, os assassinatos de pessoas LGBTQIA+ registraram crescimento de 7,2% no ano passado. Em 2020, o balanço computou 167 homicídios dolosos [intencionais] contra essa população. Em 2021, foram computadas 179 mortes. O número deve ser ainda maior já que diversos estados deixaram de divulgar essas informações.

 

Outro crime que também apresentou alta estatística foi a lesão corporal dolosa contra as pessoas LGBTQIA+, que passou de 1.271 notificações para 1.719, um crescimento de 35,2%.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Vacinação contra gripe em Votorantim termina neste sábado (29)

Estado de SP inicia projeto para rastrear quem teve contato com infectados pelo novo coronavírus

Bolsonaro chama de ‘idiota’ pergunta sobre carona de parentes em helicóptero da FAB

Olavo de Carvalho tem 15 dias para pagar R$ 2,9 mi a Caetano Veloso, diz Justiça

O DEDA QUESTÃO: Rota em Sorocaba protege PM de possível ataque do PCC

Justiça de Sorocaba marca julgamento por injuria a uma advogada