Desde o início de 2020, os índices da inadimplência do banco de dados da Associação Comercial de Sorocaba, administrado pela Boa Vista SCPC, vem registrando queda.
O número de CPFs negativados, ou seja, a quantidade de pessoas com o famoso "nome sujo", caiu 2,16%. Em agosto eram 56.557, passando para 55.336 em setembro. Em nove meses, quase 14 mil documentos foram positivados, uma diminuição de 18% no ano.
A quantidade de dívidas em Sorocaba reduziu de 86.811 para 84.424. No último ano a contração foi de 27,32%.
Já o valor total da dívida está em R$ 48,3 milhões, queda de 2,6% em comparação com o mês de agosto. Entre os oito primeiros meses do ano, o montante diminuiu em pouco mais de R$ 10 milhões, o que significou um tombo de quase 30%.
O setor de economia da Associação Comercial de Sorocaba, em parceria com a Esamc Jr., ressalta a importância de as pessoas estarem sempre dentro dos seus limites financeiros, gastando menos do que ganham, controlando custos e fazendo pesquisas para terminar este ano de maneira positiva e começar 2021 sem problemas.
Base de dados
Os números divulgados pela Associação Comercial de Sorocaba encontram respaldo no banco de dados da própria entidade, administrado pela Boa Vista SCPC. O relatório mede a inadimplência de três maneiras: CPFs negativados, quantidade de registros e valor total da dívida.
Sobre a Associação
A Associação Comercial de Sorocaba, entidade de classe sem fins lucrativos, foi fundada em 20 de janeiro de 1922 e tem o objetivo de defender os interesses do comércio local, além de representar seus associados em prol do desenvolvimento da cidade. O quadro associativo da entidade reúne empresários de todos os setores da economia.