A construção civil gerou 801 novas vagas formais de emprego em Sorocaba em 2023, segundo dados divulgados pelo Novo Caged, sistema que utiliza informações do eSocial, Empregador Web e Caged (Sistema do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. A variação entre admissões e desligamentos é de 8,75% no ano.
Na cidade, os maiores números de vagas foram registrados pelos setores de Serviços (4.276) e Comércio (1.220).
Na região Sudeste, foram 91.507 novas vagas no segmento, o que representa uma variação de 7,44% no número de vagas de emprego no ano passado.
Considerando a área de atuação, a Construção ficou em terceiro lugar - atrás de setores como Serviços, com 438.419 vagas geradas, e Comércio, com 118.988 vagas.
Canteiros geram empregos
O Grupo Planeta tem gerado muitas oportunidades de trabalho na construção civil em Sorocaba e chegará, ao longo do ano, a 17 canteiros de obras na cidade, entre as marcas Planeta e Access.
Pela Planeta, estão sendo construídos os empreendimentos: Riserva Divino, no Largo do Divino; Union Planeta e Pátio Boa Vista, ambos no Alto da Boa Vista; Épico Planeta, no Jardim Faculdade; Saint Rémy, Toulouse e Biarritz, no Campolim; Vale Verde, ao lado do Central Parque, Fascínio Planeta, na Vila Santa Terezinha e Planeta Square Garden - o maior complexo multiuso da região de Sorocaba, que inclui os residenciais Highline Park e Millennium Park, além da torre comercial Ellipse Tower -, que está sendo erguido no bairro Portal da Colina. Já a Access terá as obras do empreendimento Parque Vida.
“O Grupo Planeta tem grandes projetos para este ano. Teremos 17 canteiros de obras em 2024, e 13 deles funcionarão simultaneamente - serão mais de 2 mil profissionais atuando, entre colaboradores diretos e indiretos”, diz Guilherme Granha, Diretor de Engenharia e Obras da Planeta.
O ano também será marcado pela entrega de quatro empreendimentos: Connect Planeta, Épico Planeta, Riserva Divino e Union. Assim, a empresa chegará à marca de 62 empreendimentos concluídos.
“Hoje temos onze canteiros de obras em andamento, incluindo o maior do município, que é o Planeta Square Garden. Certamente os projetos da Planeta contribuem com o mercado de trabalho e movimentam a economia da cidade”, afirma Sandro Souza, CEO da Construtora Planeta.
Sobre a Planeta
Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 58 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e segundo o Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.
Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.
Pelo quarto ano seguido, a Planeta é uma das 50 maiores construtoras do país, de acordo com o ranking 2023 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção).
Além disso, a empresa é líder de mercado em seu segmento na localidade onde tem suas operações, sendo responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.
A Planeta ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A; recebeu a certificação da Great Place to Work (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para se trabalhar em todo o mundo; e conquistou o “Selo Casa Azul - Ouro” da Caixa Econômica Federal, no empreendimento La Vista Moncayo, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.
É, ainda, a construtora responsável pelo mais alto edifício do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.