24 de Abril de 2024
Informação e Credibilidade para Sorocaba e Região.

Vigas do novo viaduto da J.J. Lacerda começam a ser içadas

Agência Sorocaba
Postado em: 14/12/2020

Compartilhe esta notícia:

A partir desta segunda-feira (14) as obras de implantação do novo viaduto na Avenida José Joaquim de Lacerda, na Zona Norte, entram numa nova fase, com o içamento das vigas transversais que darão sustentação à nova via suspensa. Esse trabalho deve se estender ao longo de toda esta semana e será executado por etapas. As vigas de concreto serão içadas por guindastes sendo colocadas apoiadas sobre os pilares construídos no local. A partir do aterro armado, que é a rampa de acesso, os pilares suportarão vigas de 15 metros cada. Já nos vãos elevados serão colocadas vigas de 30 metros de comprimento.

As vigas de 15 metros pesam 35 toneladas cada e as de 30 metros têm seu peso estimado em 55 toneladas. Os guindastes que serão usados para o içamento das vigas têm capacidade de carga de 250 toneladas. Na operação estarão envolvidos quatro guindastes: Dois no canteiro de obras pra o içamento até as colunas e outros dois que serão responsáveis pela colocação das vigas nas carretas que transportarão as peças até a obra.

Para a preparação da operação, a partir do final da tarde serão necessárias intervenções no trânsito daquela região, inclusive com o fechamento de algumas vias ao tráfego. Agentes de trânsito da Urbes estarão no local orientando motoristas. A perspectiva é de que o trabalho consuma toda a noite, chegando perto do amanhecer. Por conta disso, haverá bloqueios parciais e totais de ruas próximas, conforme o cronograma da construtora responsável pela obra e fiscalizado pela Prefeitura de Sorocaba, com apoio da Urbes – Trânsito e Transportes e da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Serpo).

Na segunda-feira (14), a partir das 17h, seguindo no período noturno e madrugada, haverá intervenções ao tráfego nos seguintes locais:

Av. Ipanema: próximo à obra, haverá uma faixa da via liberada no sentido bairro/centro
Rua Hermelino Matarazzo x Rua Martins Fontes: fechamento total, desvio pela contramão.
Rua J.J. Lacerda x Rua Geraldo Palombo: fechamento total.
Acesso à Avenida J.J Lacerda, sentido Parque das Águas: fechamento total.
Agentes de trânsito da Urbes irão monitorar o local para auxiliar na fluidez do trânsito enquanto as vigas chegam à obra.

Sobre o novo viaduto da Av. J.J. Lacerda

A implantação do viaduto, projetado para proporcionar a ligação direta entre as avenidas Ipanema e J.J. Lacerda vai reduzir em até 60% o volume de veículos na interseção, que hoje é disciplinado por semáforos. Com o viaduto pronto haverá maior fluidez do trânsito naquela região.

A obra do viaduto JJ Lacerda/Avenida Ipanema faz parte do complexo viário Franco Montoro, que faz rede com o eixo Norte/Sul do sistema BRT Sorocaba, uma região que registra a circulação de mais de 80% das linhas do transporte coletivo da cidade. Por ali passam mais de 2,8 mil veículos por hora.  Está orçada em mais de R$ 10 milhões, com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina — anteriormente, Corporação Andina de Fomento (CAF). A previsão de término é março de 2021.

As vigas de concreto que serão levadas até o canteiro de obras e içadas para instalação sobre os pilares de sustentação foram produzidas na área onde funcionava o prédio do antigo Matadouro Municipal, no Jardim Brasilândia. A medida em que foram ficando prontas, as vigas permaneceram armazenadas na área do antigo Matadouro, para serem agora transportadas até o canteiro de obras da JJ Lacerda.

Compartilhe:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Detento que atuava em prefeitura foge após GCM flagrá-lo com tijolo de maconha

Gripe A: recém-nascido morre de H1N1; primeiro óbito registrado em Itapetininga

Agressões contra crianças e adolescentes chegam a quase 120 mil

Nasa descobre planeta localizado em zona habitável

Ultrapassagem proibida causa colisão e motoristas são socorridos em estado grave na Raposo

“Toy Story 4” é principal estreia da semana nas salas de cinema