Nove Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) começaram a atender à população em Sorocaba, em um sistema de rodízio, nesta terça-feira (26). Após os CRAS terem sido fechados logo no início da pandemia, no dia 04 de maio seis unidades abriram para atendimento com horário reduzido, das 10 às 15hs. Os CRAS são vinculados à Secretaria Municipal da Cidadania (Secid).
Agora, além dos CRAS da Vila João Romão (Zona Leste); Ipiranga (Zona Oeste); Vila Helena (Zona Norte); Parque São Bento, Ana Paula Eleutério (Habiteto) e Parque das Laranjeiras, também Vitória Régia, Cajuru e Nova Esperança passam a atender em sistema de rodízio e em parcerias com entidades da sociedade civil.
O CRAS Laranjeiras tem a Asipeca (Associação de Socorro Imediato a Pessoas com Câncer) como parceira; o do Vitória Régia a instituição Criança Feliz e as unidades Cajuru e Ana Paula Eleutério, com a Pastoral do Menor.
Cada CRAS funcionará três dias por semana. Às segundas, quartas e sextas-feiras o atendimento acontece nos CRAS Laranjeiras; Ana Paula Eleutério, Vila Helena e João Romão. Segundas, terças e quintas-feiras nos CRAS Vitória Régia; Cajuru, Nova Esperança e Ipiranga; e às terças, quintas e sextas a unidade São Bento abre para a população.
Segundo o secretário de Cidadania, Paulo Henrique Soranz, o modelo de atendimento adotado até este momento foi o mais adequado, diante do cenário sanitário local. “Como muitos servidores estão no grupo de risco da Covid-19, a Secid está com menos funcionários. Daí a abertura escalonada é uma forma de não deixar de atender a população mais carente de Sorocaba”, comentou.