FOLHAPRESS
No próximo sábado (19), será realizada pela primeira vez uma prova que promete testar se um síndico está apto ou não a administrar um condomínio. Quem for aprovado no exame ganhará um certificado de Síndico 5 Estrelas, reconhecido pela Fundação Vanzolini, que é ligada à USP (Universidade de São Paulo).
“Com isso, os condomínios estarão certos de que o síndico contratado terá conhecimento e capacidade para realizar a gestão”, afirma o idealizador do projeto, Ricardo Karpat, especialista em condomínios e diretor da Gábor RH.
Existem no mercado diversos cursos de formação de síndicos profissionais, mas, segundo Karpat, em nenhum deles há uma prova final que ateste a assimilação dos conteúdos. Por isso, a importância da nova certificação, diz.
Qualquer pessoa pode se inscrever, até quarta-feira (16), e é preciso pagar uma taxa de R$ 245. A avaliação será aplicada simultaneamente em São Paulo, Brasília e Florianópolis.
Com duração máxima de quatro horas, a prova terá 80 questões de múltipla escolha sobre diferentes temas – administração, finanças, assembleia, recursos humanos, legislação, segurança e manutenção. Além disso, o candidato também deverá responder por escrito a três perguntas sobre ata, convocação e multas.
Para ser aprovado, será preciso acertar pelo menos 80% do exame e 25% por disciplina.
De acordo com Karpat, a avaliação deve ser realizada sempre nos meses de janeiro e agosto. Mais informações no site sindico5estrelas.com.